Concerto de Primavera: sinfonia de vegetais

primaveraCelebrar a chegada da Primavera com um concerto é sempre uma boa ideia.

Os músicos têm muito o hábito de dar as boas vindas à nova estação, um novo ciclo da natureza, com os seus trechos musicais, resultando numa consonância de sons instrumentais e vozes.

Mas nós também podemos colaborar e festejar este acontecimento, mas aqui diariamente e  para bem da saúde. Podemos organizar uma combinação de alimentos, próprios e característicos da estação da Primavera e compor uma autêntica “sinfonia” melodiosa e que vulgarmente chamamos de alimentação saudável. Um concerto de muitos alimentos de origem vegetal: fruta e legumes.

Nesta altura é possível reunir muitos alimentos, frescos e da época, sem recorrer aos processos de refrigeração ou mesmo a outros, bem mais complicados e que só os deterioram. Hoje em dia, em Portugal, ainda é possível comer estes alimentos muito mais nutritivos e saborosos!

Por outro lado, sabe-se que a combinação diária em quantidades adequadas destes alimentos de origem vegetal desenvolve uma “sinergia nutricional”, como que se tratasse de uma cooperação entre os alimentos, um conceito moderno que está a ser estudado. Através da fruta e dos legumes torna-se possível o transporte de nutrientes básicos, como as vitaminas, os minerais, as fibras e os fitoquímicos; só com estes nutrientes básicos é que se consegue assegurar a diversidade e a quantidade na alimentação, para que esta seja considerada saudável.

Veja como é tão completa a lista da Primavera ao longo dos seus 4 meses. Todos os produtos são frescos, sem necessidade de passar por arcas frigoríficas, que reduzem o potencial nutritivo: alho-francês, nabiças, couve-de-Bruxelas, agriões, brócolos, clementinas, ervilhas, alhos, couve-flor, alcachofra, morangos, ameixas, cerejas, batatas e banana, sempre na época.

Tem sido objetivo desta rubrica dar-lhe a conhecer novas facetas da qualidade nutricional de diferentes alimentos, sobretudo de origem vegetal, e lançar o desafio para que não os ignore e que tenham o seu lugar nas várias refeições. É importante contrariar a tendência crescente na população portuguesa em fazer desaparecer, da refeição do almoço e do jantar, os alimentos que são protetores de doenças, mas também dos lanches, pequenas refeições fundamentais para encontrar o equilíbrio nutricional e a saúde.

Não comprometa a sua saúde com caprichos. Aproveite o poder da Primavera!

Referencias: Jacobs DR Jr, Steffen LM. Nutrients, foods, and dietary patterns as exposures in research: a framework for food synergy. Am J Clin Nutr. 2003;78(3 Suppl):508S-513S.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.