Os 10 artigos mais lidos em 2015 no Stop Cancer Portugal estão aqui condensados numa lista de fácil acesso. Pode ler, um a um, apenas com um toque digital.
A lista ajuda, também, a compreender que tipo de informação online procuram os portugueses, no que se refere à promoção da saúde para a adoção de um estilo de vida saudável. Quais são os temas mais pesquisados? Que informação interessa aos portugueses?
Hoje a internet fornece qualquer conteúdo informativo em qualquer lugar e em poucos segundos. Essa liberdade também conduz a demasiada desinformação, porque muita informação não é sinónimo de conteúdo de qualidade. Por isso, deixamos-lhe um conselho para 2016 sobre como gerir as suas pesquisas na área da saúde. Verifique se a informação que consulta é suportada por uma pesquisa com base científica.
Como consegue perceber isso?
No final de cada artigo ou ao longo do texto deverão ser apresentadas as referências científicas que suportam toda a argumentação do artigo. Se houver expressões que aludem a “diversos estudos” ou mesmo “estudos confirmam” sem os identificar, isso nada diz, é uma resposta oca.
Não tome decisões baseada numa informação, onde não é clara uma justificação científica. A pior informação que pode obter é a baseada em “achismos” ou opiniões formatadas que nos conduzem a ilusões.
Quando se trata de saúde, de bem-estar, de promoção da saúde e prevenção de doenças, toda a informação e a sua comunicação deve ser uma porta direta para a ciência.
- O que ainda não sabe sobre o micro ondas
- Louro mas pouco!
- A escala da fome: conhecer, entender, usar
- Aprender a meditar: 1 minuto do seu dia
- Terapia ou Dieta de Gerson no tratamento do cancro: o que diz a evidência?
- Química & Culinária: a acrilamida nos alimentos
- Alecrim, sempre aos molhos!
- Linfedema: prevenir e controlar
- Com o fim do verão, plante estragão
- Interação entre alimentos, suplementos alimentares e a quimioterapia oral
Agradecemos as suas leituras e voltamos em 2016 com energia renovada para continuar a nossa missão: motivá-lo a adoptar hábitos de vida saudáveis.
Partilhe informação útil. Divulgue o Stop Cancer Portugal e contribua para criar uma sociedade informada, responsável e saudável.