Louro mas pouco!
Com a chegada da primavera, é uma altura ótima para cultivar o laurus nobilis, conhecido por louro!
O louro é um arbusto denso, sempre verde ou então é uma árvore ornamental de folhas verde- escuras, lisas, ovais e pontiagudas. Pequenas flores beges-amareladas aparecem no início do verão, seguidas, nos climas quentes e nas plantas adultas, por bagas pretas.
A parte mais utilizada desta planta são as suas folhas, secas.
Estas folhas são utilizadas essencialmente para temperar os alimentos durante a sua confeção. Portanto, o louro é uma especiaria aromatizante, conferindo um sabor agradável à comida.
Rico nos seguintes compostos bioativos: terpeno, alguns compostos fenólicos, como o 1,8-Cineol, linalol e ainda compostos de benzeno, os responsáveis pelo aroma picante das folhas do louro. Todos estes compostos, em estudos laboratoriais, apresentaram atividade anti inflamatória, anti bacteriana, antioxidante e anti cancerígena.
Como plantar louro?
Pode plantar louro no seu jardim num instante. Quer ver como? Siga estas instruções:
- Instale por sementeira direta. Pode adquirir as sementes em qualquer loja de produtos agrícolas, como na Agriloja ou num Jardim centro. Esta última dá a possibilidade da compra online.
- Coloque as sementes, a 30 mm de profundidade na terra a uma distância de 50 cm. Use um vaso dos 10 que recomendamos ter na sua horta “+saúde por metro quadrado”. Coloque nele apenas uma semente.
- Para que a planta cresça é recomendável que o solo seja rico e bem drenado com muito sol, desta forma a rega deve ser feita todos os dias, e se necessário de manhã e ao fim da tarde. Contudo não se deve encharcar o solo e sim regar para que este fique húmido. É uma planta que gosta de climas amenos, podendo suportar baixas temperaturas se protegida do vento e da geada.
- Tenha o cuidado de ir retirando as ervas daninhas, para não competirem com o alimento da sua planta e do seu futuro louro.
- O louro deve ser colhido quando já estiver em pleno desenvolvimento, ou seja, no final do verão ou no início do outono. As folhas devem ser colocadas à sombra para secarem.
Com uma ou duas folhas de louro, não mais, aromatize os seus cozinhados. Alguns estudos apontam para a toxicidade das folhas de louro quando consumidas em excesso, uma vez que contêm flavonóides que produzem uma reação oxidativa, provocando a morte celular. Contudo, ainda não existem evidências científicas significativas.
Por isso como precaução use o louro, mas pouco!
14, Abril, 2015 @ 18:10
Catarina
parabéns pelo artigo e por desmistificares um pouco o conceito de que o Louro é venenoso.
Gostava de deixar uma achega ao artigo no que diz respeito à forma mais rápida de se obter uma nova planta de loureiro, já que a sementeira leva alguns anos para se poder ter um arbusto resistente e que nos dê folhas em quantidade suficiente para podermos utilizá-las. Assim, o método de propagação por estaca terminal é muito mais eficaz e rápido, isto é. fazer um corte de cerca de 10cm no ápice de uma planta-mãe adulta e pôr essa estaca a enraizar em substrato (Turfa e areia), o que ocorre com facilidade desde que a estaca não se desidrate, por isso não poderá ser exposta à luz solar direta e terá que estar em condições de constante humidade, bastando pulverizar estas estacas com um pulverizador manual todos os dias. O enraizamento ocorre ao fim de 2- 3 meses, mas a partir daí teremos uma planta pronta a ser plantada no local definitivo e a dar um lindo arbusto de loureiro.
16, Abril, 2015 @ 11:05
Obrigado Professora Fernanda pelo seu contributo, com informação especializada.
29, Julho, 2020 @ 17:19
Catarina Santos
As minhas felicitações. Os seus comentários foram muito oportunos, até porque ainda hoje quando na frutaria me ofereceram umas folhas de louro, vinha com o fruto (sementes) Vou aproveitar para plantá-las. O dono da loja disse-me que as folhas são venenosas, eu disse-lhe que não era. está esclarecido. É preciso saber que as folhas só pode ser consumidas moderadamente. Por exemplo para temperar uma feijoada basta por no tacho um só folha.
Bem haja
30, Julho, 2020 @ 22:01
Apreciei muito o artigo. Tenho ouvido alguns comentários que muito agradeço me dê a sua opinião. Assim:
a) Todas as variedades de loureiro podem ser utilizadas na culinária?
b) As folhas verdes podem ser usadas ? Ouvi que são tóxicas.
Aqui deixo os meus antecipados agradecimentos pelo favor sua sua resposta.