Boas noites de sono: o mais poderoso elixir para a saúde e longevidade

“Os homens que dormem 5 horas por noite têm testículos significativamente mais pequenos do que aqueles que dormem 7 ou mais horas”.

É assim que o neurocientista Matt Walker começa a sua palestra para explicar que dormir pouco consegue envelhecer um homem, pelo menos dez anos, no que respeita à sua saúde reprodutiva. E também parece haver problemas equivalentes na saúde reprodutiva feminina causados pela falta de sono.

Mas há mais, dormir pouco aumenta a mortalidade global. Por exemplo, há uma relação significativa entre sono insuficiente e o risco de desenvolver alguns tipos de  cancro. Atualmente, estão incluídos o cancro do intestino, cancro da próstata e cancro da mama. A correlação entre a privação do sono e o cancro é forte o suficiente para a Organização Mundial de Saúde classificar o trabalho noturno como um carcinógeno provável, devido à disrupção do ritmo sono-vigília.

Além do impacto catastrófico na saúde e no bem-estar, a privação do sono prejudica a nossa segurança e a educação das crianças. Por isso, devemos compreender o que é o sono e qual é a importância de boas noites de sono, para começar a dormir melhor ou procurar ajuda de modo a aumentar a quantidade e a qualidade do sono.

Matt Walker é professor de neurociência e psicologia na Universidade da California, em Berkeley, e diretor do Center for Human Sleep Science. A sua investigação tem como objetivo examinar o impacto do sono na saúde e nas doenças.

Na sua palestra para o canal TED, Matt Walker fala-nos da ciência do sono e explica o que acontece quando estamos a dormir e os benefícios que colhemos com boas noites de sono e da sua ação no corpo e na mente. Também é importante conhecer qual é o impacto na memória, nas funções de aprendizagem e no sistema imunológico quando não se dorme o suficiente.
Assista agora à palestra completa disponibilizada pelo canal TED.