Os progressos na tecnologia têm criado grande entusiasmo com a reprogramação de bactérias que podem detectar e tratar doenças como o cancro. E isso pode ser possível num futuro próximo, combinando os campos da biologia, da engenharia e da medicina.
O biólogo americano Tal Danino explora a fronteira emergente que resulta da combinação dos três campos, conhecida por biologia sintética. O seu objetivo é programar bactérias que entregam medicamentos personalizados e em segurança diretamente nos tumores. Este tipo de estratégia terapêutica para tratar o cancro, utilizando bactérias alvo contra os tumores parece apresentar vantagens únicas, por exemplo pela capacidade particular de distinguir os tumores e os tecidos normais do corpo humano com menos toxicidade.
As bactérias iniciam seus efeitos antitumorais matando diretamente o tumor ou ativando respostas imunes antitumorais inatas e adaptativas. Isto é, estes vetores bacterianos podem ser reprogramados após síntese avançada do DNA, através da sofisticada bioengenharia genética e de biossensores para projetar os microrganismos com funções complexas e, em seguida, produzir e fornecer agentes anticancerígenos com base nas necessidades clínicas.
Tal Danino é doutorado em Bioengenharia e atualmente é professor assistente na Columbia University em Nova York. Assista à Ted Talk disponibilizado pelo canal TED sobre a reprogramação de bactérias. Obtenha mais informação sobre uma potencial estratégia no tratamento do cancro. Veja agora ao vídeo completo com legendas disponíveis em português.
[fonte]Referências: Yang, M., Yang, F., Chen, W., Liu, S., Qiu, L., & Chen, J. (2021). Bacteria-mediated cancer therapies: opportunities and challenges. Biomaterials Science, 9(17), 5732-5744.; Imagem: https://www.ted.com/[/fonte]