Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Como é que uma vacina se torna uma vacina?

vacina

Como é que uma vacina se torna uma vacina?

Com a pandemia COVID-19, toda a névoa gerada, na altura, pela desinformação provocou um excepcional aumento da preocupação geral sobre as vacinas e, claro, em particular contra a vacina COVID-19.

Cada etapa na criação de uma vacina é escrupulosamente avaliada para que seja uma terapêutica segura.
A primeira etapa é a fase exploratória, depois segue-se a fase de testes pré-clínicos, baseada em processos bastante rigorosos e os investigadores não avançam além desta fase, até provarem que a probabilidade de a vacina ser prejudicial é escassa.

A etapa seguinte envolve ensaios clínicos, com testes em humanos: primeiro com um pequeno grupo de pessoas com menos de 100 adultos saudáveis para se ir estendendo a dezenas de milhares de pessoas.

Mesmo depois de uma vacina ser aprovada e de ser disponibilizada ao público, os testes continuam. São os ensaios da fase quatro, onde os investigadores e as agências reguladoras rastreiam como é que o público reage à vacina ao longo do tempo. Monitorizam-se efeitos secundários, recolhem-se e analisam-se dados de uma população cada vez mais vasta.

No video educativo para o canal TED, a médica Jen Gunter dá a conhecer como se desenvolve uma vacina, os testes a que é sujeita para se tornar uma terapêutica segura e salve vidas. E adianta que a vacinação contra a COVID-19 salva vidas, em especial as grávidas e os seus bebés.

Jen Gunter é médica ginecologista e especialista em medicina da dor e defende a medicina baseada na evidência e tem como missão contribuir para separar os factos da ficção no campo da saúde.

Assista agora ao vídeo completo com legendas disponíveis em português.

Assista ao vídeo educativo do canal TED-Ed, que explica como mantemos a motivação a longo prazo para atingir o resultado que desejamos.
A ansiedade é hoje vista como uma emoção negativa, mas a ansiedade pode ser saudável? Assista à palestra no canal Ted Talk.
Os progressos na tecnologia têm criado grande entusiasmo com a reprogramação de bactérias que podem tratar doenças como o cancro. Informe-se.
A insónia é o distúrbio do sono mais comum do mundo. Se sofre de insónia deve procurar entender a causa e como quebrar o seu ciclo.