A ansiedade é hoje vista como uma emoção negativa, mas a ansiedade pode ser saudável?
A ansiedade faz parte da vida, no entanto temos receio da emoção forte que gera em nós, de se tornar incontrolável e de não a conseguirmos dominar.
Na verdade, a ansiedade é provavelmente a emoção humana mais sistemática, desenrolando-se por um processo “um-dois-três”, como chama a psicóloga americana Lisa Damour. Primeiro sentimos uma reação no corpo, uma reação física, que é a frequência cardíaca a acelerar e a respiração fica mais rápida e superficial, o que leva a um certo desconforto. Segundo, como notamos essa mudança do corpo, ficamos preocupados e identificamos essa emoção de “ansiedade”, o que gera ainda mais a ansiedade. E em terceiro, começamos a ter pensamentos catastróficos. A definição de pensamento catastrófico é bastante objetiva: é quando superestimamos os riscos e subestimamos a nossa capacidade para gerir esses riscos.
Na sua palestra para a TED Talk, a psicóloga Lisa Damour explica quando devemos reconhecer a ansiedade, quando é que se torna prejudicial e oferece soluções simples para controlar a ansiedade através do processo um-dois-três. Mas também nos dá alguns exemplos de como a ansiedade pode ser bastante útil na nossa vida.
A Doutora Lisa Damour, escreve para o New York Times, trabalha em colaboração com a UNICEF e é autora de dois livros e de vários artigos relacionados com a educação e o desenvolvimento infantil.
Assista agora à Ted Talk e aprenda as três etapas para controlar a ansiedade.
Estão disponíveis legendas em português.