Como é que a prática de yoga influi a saúde em geral

A prática de yoga é constituída por diferentes técnicas aquando da realização de uma aula. Relaxamento, técnicas de respiração, prática de asanas e meditação podem ser usadas na recuperação, na regeneração e na reabilitação de distúrbios da saúde física, mental e emocional.

Existem múltiplos métodos de praticar yoga, mas todos eles, privilegiando mais uma técnica em detrimento de outras, visam criar melhores condições físicas e psicológicas ao praticante.

A prática de yoga tem subjacente uma filosofia de vida, dedicada ao autoconhecimento, à autoaceitação e à autoestima, para melhor compreensão do ambiente em que se vive, o que proporciona sentimentos de altruísmo, compaixão e amor ao próximo.

Saber estar presente no momento, abraçando a consciência de si, aceitando-se tal como se é, é a base fundamental para aceitar os outros sem julgamento.

A filosofia do yoga trata sobretudo do conhecimento de si, de quem se é e para onde se quer ir. A aceitação de si e do mundo que o rodeia, é uma forma de estar na vida, mas para isso a prática de yoga tem de ser apreendida como um todo e não apenas como uma atividade física.

Existem vários estudos que demonstram a evidência da prática de yoga como um método eficaz e coadjuvante da medicina, como a prevenção da diabetes, da hipertensão arterial, na superação de diferentes distúrbios emocionais: ansiedade, stress, depressão, bem como na reabilitação física, como por exemplo na correção postural, alívio da dor em articulações, na correção de escolioses.

Uma das formas de perceber como o yoga influencia a vida de cada um, é sentir e perceber a nível físico e emocional, um incremento muito significativo na obtenção da saúde e do bem-estar. Esta sensação é causada pelo alinhamento postural, com a correção de assimetrias, bem como ganhar maior flexibilidade e tónus muscular. A descoberta de quem somos fisicamente, através da prática de técnicas de respiração, do constante aperfeiçoamento das asanas (as posturas), através do foco no corpo e na respiração, permite perceber a forma como a mente se vai tranquilizando, abraçando o momento presente, sentindo a conexão entre mente e corpo, que por sua vez se repercute nas emoções, acalmando estados de ansiedade, insegurança ou medo, contribuindo para uma aceitação de quem se é, sabendo que todos os dias se busca um eu melhor, transformado e transformador do mundo que o rodeia.

Esta forma de vivenciar o eu e o mundo é sempre condicionada pelo meio em que se vive, já que somos seres apegados ao mundo, a crenças, a formas de estar na vida. Mas, o importante neste processo é tomar consciência desses apegos e buscar novas formas de estar e de abraçar a forma como se deseja viver e interagir com o mundo circundante.

A prática de yoga deve ser considerada uma terapia. Independentemente do propósito da prática, a componente terapêutica sempre emerge em cada indivíduo. A experiência é única, pessoal e intransmissível, tal como todo o ser humano. Procure uma escola com professor devidamente certificado. Privilegie as aulas presenciais para que o professor o possa guiar de uma forma muito mais objetiva.

Créditos da imagem:https://br.freepik.com/

 

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.