Como atividade física que é o yoga pode ser praticado por todos, independentemente da idade e da condição física. A premissa mais importante é, respeitar o corpo.
Seja qual for a limitação física que sentir, o yoga poderá sempre ajudar a melhorar essa condição. Para isso, basta respeitar o corpo e o que ele pode oferecer.
No yoga as posturas denominam-se de asanas.
As asanas devem ser praticadas com plena atenção mental e a respiração sincronizada com o movimento.
Anote alguns requisitos para uma boa prática:
– respiração tranquila e realizada sem esforço. Faz-se pelas narinas e nunca pela boca, sem a reter durante a prática.
– as asanas devem ser praticadas de estômago vazio. Por isso, a prática de yoga deve ser iniciada após uma hora da ingestão de uma refeição ligeira e após quatro horas de uma refeição pesada. Pode voltar a comer novamente, uma hora depois da prática de yoga.
– a melhor hora para praticar as asanas é ao amanhecer e ao entardecer. De manhã, as posturas não são feitas com muita facilidade, pois o corpo tem menos flexibilidade, mas por outro lado, a mente está mais concentrada, mais alerta. À noite o corpo tem mais flexibilidade mas a mente está mais cansada. Praticar de manhã, permite ao corpo e à mente um melhor rendimento durante o dia e praticar à noite retira a fadiga do dia e acalma corpo e mente.
– manter os olhos abertos, sobretudo na fase inicial. A prática com os olhos abertos permite uma maior consciência corporal para ajustar correções necessárias para uma melhor postura. Embora a prática com os olhos fechados ajude na concentração, é perfeitamente possível com os olhos abertos, focando o olhar numa direção determinada e concentrando a mente na postura.
– libertar a tensão, sobretudo nos músculos faciais e nos músculos que controlam a respiração.
– procurar um local limpo e arejado e, um chão liso, uniforme e sem exposição direta do sol.
– as mulheres devem evitar a prática de asanas durante o período menstrual, sobretudo as posturas invertidas.
Existem muitos métodos de yoga: Hatha Yoga, Iyengar, Ashtanga, Viniyoga entre outros. Procure o mais adequado para as suas necessidades e personalidade. Mas sobretudo procure um professor devidamente certificado, para que, com a prática do yoga o ajude a descobrir-se a si mesmo.
[fonte] Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009).
Fonte da imagem: https://thaiyogaup.wordpress.com/tag/yoga/[/fonte]