A força da Natureza: tornar ao ponto de partida

força da naturezaDepois de uma pausa, «a força da natureza» torna ao ponto de partida. Volta a publicar, quinzenalmente, artigos dedicados a outros alimentos que até agora ainda não constituíram alvo de pesquisa científica organizada.

Esta rubrica tem o objetivo de proporcionar informação atualizada, com suporte científico, para que conheça, sob uma perspetiva diferente, novas facetas da qualidade nutricional dos alimentos, individualmente ou em combinação entre si.

Cada alimento apresenta uma composição nutricional única, tal como se tratasse de uma impressão digital. Quando se combinam vários alimentos, há diferentes nutrientes e diferentes substâncias fitoquímicas que são disponibilizados, dando acesso a uma grande diversidade nutricional.

Só uma alimentação variada pode permitir, ao organismo, assegurar as suas múltiplas tarefas e fortalecer as defesas naturais, tão importantes para a prevenção das doenças. Só precisamos de incluir, correctamente, os alimentos na nossa alimentação diária, para usufruir das suas “forças” naturais.

Lembre-se: o melhor complexo de vitaminas está na natureza! Passe uma vista de olhos por alguns alimentos típicos do mês de maio: as ervilhas, os rabanetes e a alcachofra.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.