Dia Mundial da Atividade Física: mantenha-se ativo em 2020

No dia 6 de Abril assinala-se mais um Dia Mundial da Atividade Física. Atravessamos um período único, em que as circunstâncias nos obrigam a passar mais tempo do que o habitual em casa e por isso torna-se ainda mais importante não descurar a atividade física.

A atividade física inclui:
– exercício: uma atividade estruturada, repetitiva e planeada com o objetivo de melhorar ou manter determinados componentes da forma física.
– outras atividade de envolvam movimento corporal, tais como tarefas domésticas, atividades recreativas, deslocações, brincadeiras, etc.

São inúmeros os benefícios da prática de exercício, assim como da redução dos tempos sedentários, entre os quais se encontram: redução do risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, cancro do cólon e da mama, depressão; redução do risco de queda; melhoria da saúde óssea; manutenção de um peso saudável.

Passar mais tempo em casa significa aumentar os tempos sedentários, no entanto é importante desenvolver estratégias para minimizar esta tendência. Deixamos algumas sugestões:

– Mesmo durante o estado de emergência que estamos a viver, são permitidas saídas curtas para pequenas corridas/caminhadas, preferencialmente sozinho e em zonas com pouca gente e perto de casa.
– Quando for necessário deslocar-se ao supermercado, se possível, desloque-se a pé e prefira as escadas em alternativa ao elevador.
– Jogos de computador de dança ou com desportos, que obriguem à realização de movimentos.
– Opte por falar ao telefone em pé.
– Se em sua casa, tem um espaço exterior, aproveite-o.
– Se tem uma bicicleta estática ou passadeira, dê-lhe uso.
– Dê um pezinho de dança.

– Se tem crianças em casa, atividades que os incluam também podem ser opções para pôr toda a família a mexer: salto à corda, jogo de ténis com balões, manter o balão no ar, caça ao tesouro, corrida de obstáculos com os objetos que tenha em casa, dança das cadeiras, jogo do lenço.

São ainda vários os profissionais e instituições da área do exercício que têm partilhado treinos através das redes sociais. Na altura de escolher qual o treino a seguir, tenha em conta a sua condição física e as atividades que fazem parte da sua rotina de exercício físico, inspire-se e aproveite.

Referências: https://www.who.int/dietphysicalactivity/pa/en/, acesso em [03/04/2020]. Crédito das imagens: crossfit.com

Inês Correia

Inês Almada Correia, nutricionista (3684N), pós-graduada em Nutrição em Oncologia pela Universidade Católica Portuguesa, frequenta o mestrado em Bioquímica Médica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem colaborado com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) em ati (...)