Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Aulas individualizadas de yoga: reduzir a depressão e a ansiedade

pratica-individualizada-de-yoga

Tudo indica que a prática individualizada de yoga pode ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade. Este artigo baseia-se num estudo que relaciona a prática do yoga com a depressão e a ansiedade. O estudo investigou os efeitos de uma intervenção baseada na prática de yoga sob a forma de aulas individuais.

A depressão e ansiedade são atualmente um problema de grande dimensão em todo o mundo, com maior evidência após a pandemia Covid-19, tornando-se numa das principais causas de incapacidade física e emocional em todo o mundo.

Os produtos farmacêuticos e o aconselhamento de consultas de psicologia ou psiquiatria são os tratamentos mais prescritos. A sua eficácia e adequação depende de pessoa para pessoa. Entretanto, na busca de soluções mais holísticas foram aparecendo estudos, sobre a eficácia e os potenciais benefícios da prática de yoga, para reduzir a sintomatologia ligada à depressão e à ansiedade.

Uma amostra de 101 pessoas com sintomas de depressão e/ou ansiedade participou de um estudo randomizado controlado, para avaliar uma intervenção de yoga por seis semanas. O grupo de intervenção recebeu quatro aulas individuais de 1 hora, ministradas por um professor de yoga devidamente qualificado ao longo das seis semanas. Os participantes do grupo de controlo foram informados de que havia um curto período de espera de seis semanas, antes do início das aulas de yoga. Após esse período de espera, o grupo de controlo recebeu então a intervenção de yoga. Cada aula de yoga incluía posturas físicas (asanas) definidas de acordo com a condição física de cada participante com exercícios de respiração, de relaxamento, de atenção plena e meditação. Além disso, foram incluídos outros aspetos de caráter filosófico, inerentes à prática de yoga, como o cultivo de valores positivos, nos pensamentos, nas atitudes e na forma de viver e estar na vida. Além das aulas, os participantes foram encorajados a prosseguir uma prática diária em casa.

Todos os participantes foram convidados a continuar o seu tratamento usual – isto é os seus cuidados regulares, incluindo medicamentos, terapias complementares, aconselhamento, psicoterapia ou outros serviços de saúde mental.

Os resultados do estudo sugerem que a intervenção de yoga em conjunto com os cuidados regulares mostrou-se significativamente eficaz na redução dos sintomas de depressão, comparativamente com o tratamento usual. Também se verificou uma redução do sofrimento psicológico, uma melhoria da saúde mental em geral, um aumento da frequência de experiências positivas e uma redução da frequência de experiências negativas. Registou-se igualmente um aumento nas capacidades de ação e resiliência. Foi ainda possível, concluir que a intervenção levou a uma redução significativa do stress. A prática individualizada de yoga pode ser particularmente benéfica nos cuidados de saúde mental.
As razões para essas reduções são desconhecidas, pelo que são necessários mais estudos que expliquem as alterações bioquímicas e neurológicas produzidas com a prática individualizada de yoga.

[fonte]Referência: De Manincor, M., Bensoussan, A., Smith, C. A., Barr, K., Schweickle, M., Donoghoe, L. L., … & Fahey, P. (2016). Individualized yoga for reducing depression and anxiety, and improving well‐being: A randomized controlled trial. Depression and anxiety33(9), 816-828.; Créditos da imagem: https://www.allaboutportugal.pt/pt/artigos/retiros-espirituais-e-de-bem-estar-em-portugal [/fonte]

 

Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!
A prática de yoga conduz o praticante a uma perceção de quem é. Conheça algumas verdades sobre o yoga e avalie os benefícios da sua prática.
Existem pessoas que quando aconselhadas a praticar yoga, mostram resistência sobre a capacidade desta prática os ajudar. Sabe porquê?
A Semana Europeia do Desporto 2022 já começou, mas ainda está a tempo de participar. Aproveite e crie o hábito de ser ativo!