Escada – Piano no seu MP3

Numa estação de metro em Estocolmo, na Suécia, uma escada foi transformada numa espécie de escada-piano. À medida que se sobe ou desce um degrau, os sensores colocados em cada um dos degraus accionam o som de uma nota musical correspondente ao de um teclado de piano. Veja as reacções das pessoas no vídeo que se segue.

 
 

Houve quem quisesse experimentar e, assim, as escadas passaram a ser mais frequentadas. Com esta simples experiência podemos concluir que, estimular o nosso lado divertido faz-nos ter atitudes diferentes numa situação de rotina?

Subir uma escada ou usar uma escada rolante não é, de facto, o mesmo, em termos de gasto de energia para o nosso corpo. Quando se usa uma escada rolante, dá-se apenas dois passos, um passo para entrar e outro para sair. Quando temos uma escada “fixa” para subir ou descer, os passos são tantos quantos os degraus. Andar mais, dar mais passos durante o dia é uma forma de aumentar a actividade física e de gastar mais energia ou calorias.

Enquanto a sua estação de metro não tem uma “escada-piano” divertida como a que acabou de ver, siga a sugestão: leve o seu leitor de Mp3 com as suas músicas preferidas e, em vez de usar as escadas-rolantes, use as escadas “fixas”, ao som da sua música, para subir ou descer no caminho de casa-trabalho.

Nota: Este texto foi publicado a 20.10.2009, numa versão editada em http://comerbemateaos100.blogspot.com/2009/10/escada-piano-no-metro.html

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)