A forma mais simples de neutralizar os efeitos negativos de estar sentado um dia inteiro a trabalhar é caminhar.
Há evidências fortes que comprovam que a inatividade física aumenta o risco das doenças cardiovasculares e de outros problemas de saúde como o cancro. Quanto mais caminhar, mais benefícios pode alcançar.
Um estudo publicado em dezembro de 2023 na revista European Journal of Preventive Cardiology concluiu que caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. Caminhar 2.500 passos por dia, pouco mais de um quilómetro, pode reduzir o risco de morte por doença cardiovascular. Os autores do estudo concluíram também que, um acréscimo de mais 1.000 passos está associado a um risco 15% menor de morte por qualquer causa e um incremento de 500 passos diminui o risco de morte cardiovascular em 7%. Mas os efeitos positivos de caminhar não acabam por aqui. Os benefícios para a saúde observados nos indivíduos que caminhavam apenas 2500 passos por dia, continuaram a aumentar até aos 20.000 passos.
Este estudo é a maior meta-análise publicada sobre os benefícios de caminhar regularmente, reunindo dados de 226.889 indivíduos para avaliar a relação entre o número de passos diários dados e a mortalidade por doença cardiovascular.
Ponha em prática o que a ciência sugere: comece primeiro por atingir o objetivo de caminhar 2.500 passos por dia para melhorar a sua saúde cardiovascular. Avance para os 4.000 passos por dia para reduzir significativamente o risco de morte. Por fim, seja ambicioso quanto à sua saúde e pense em ir aumentando gradualmente até atingir a meta dos 20000 passos.
Quantos mais passos fizer por dia, mais benefícios pode colher.