Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Semana Europeia do Desporto 2022: crie o hábito de ser ativo!

semana-europeia-do-desporto

A Semana Europeia do Desporto 2022 já começou, mas ainda está a tempo de participar. Há muitas atividades programadas durante toda a semana, com diferentes temáticas até à próxima sexta-feira, dia 30. Aproveite e crie o hábito de ser ativo!

O desporto e atividade física, sob o mote #BeActive são estimulados nesta semana para que a população portuguesa que é sedentária cuide da sua saúde e previna diversas doenças crónicas associadas à inatividade e que afetam grande parte da população portuguesa.

Sabemos que o exercício reduz o risco de desenvolver diversas patologias como a doença cardíaca, a diabetes tipo 2  e alguns tipos de cancro. Mas o seu espectro de ação é mais alargado: fortalece ossos e músculos, mantem as articulações flexíveis, melhora o equilíbrio, o humor e diversas funções cognitivas e reduz o stress. As recomendações para a prevenção são claras: 150 minutos ou mais por semana de exercício físico ou atividade física moderada ou vigorosa, isto é 30 minutos, 5 dias por semana e evitar a inatividade completa.

Este ano, na Semana Europeia do Desporto 2022 estão também inseridas aulas de exercício físico dirigidas aos doentes oncológicos e em vários pontos do país, organizadas pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, com profissionais com formação específica.

Os doentes oncológicos que fazem exercício físico e são ativos podem ter benefícios na redução da fadiga, na melhoria considerável da qualidade de vida. As recomendações da American College of Sports Medicine e da American Cancer Society indicam que os doentes oncológicos adultos devem fazer, no mínimo, 150 minutos por semana de exercício físico de intensidade moderada, 75 minutos de exercícios aeróbicos mais intensos ou uma combinação entre as duas opções. A duração de cada sessão deve ser de, pelo menos, 10 minutos e, de preferência, várias vezes por semana. Além disso, deverão ser efetuados exercícios para fortalecimento muscular, pelo menos, 2 dias por semana.

Para os doentes oncológicos há aulas disponíveis em Braga, Esposende, Vila Nova de Gaia, Aveiro e Lisboa, havendo também aulas online. Poderá aceder ao mapa de aulas e restante informação para a inscrição nos locais, consultando este link. Inscreva-se, participe.

Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!
A prática de yoga conduz o praticante a uma perceção de quem é. Conheça algumas verdades sobre o yoga e avalie os benefícios da sua prática.
A prática do yoga de forma individualizada pode ser particularmente benéfica nos cuidados de saúde mental. Informe-se.
Existem pessoas que quando aconselhadas a praticar yoga, mostram resistência sobre a capacidade desta prática os ajudar. Sabe porquê?