Trancadas em casa – as crianças fintam a COVID 19: dar voz à infância

Trancadas em casa – as crianças fintam a COVID-19 é o mais recente projeto do Instituto de Educação da Universidade do Minho para dar voz às crianças.

Enquanto aguardamos com grande expectativa sobre qual vai ser o nosso futuro próximo e o novo estilo de vida, investigadores da Universidade do Minho prepararam uma resposta interativa para que as crianças participem e sejam ouvidas.

Trancadas em casa é um projeto digital com a finalidade de acolher as vozes das crianças e divulgar as suas vivências e necessidades, o que pode ajudar a compreender o impacto da pandemia COVID-19 na infância. Mas, pretende também colaborar com as famílias e profissionais de educação na organização de estratégias que as respeitem na sua essência de sujeitos ativos de direitos e as ajudem nas suas aprendizagens e desenvolvimento.

Espreite o site e conheça todos os recursos, para ajudar as crianças a explorarem os diferentes espaços e como podem participar e contribuir.

Com este canal de comunicação, agora as crianças podem “trocar ideias, histórias, pensamentos ou risadas e aprender uns com os outros a ser mais corajosos, confiantes e generosos.” Enquanto estamos todos trancados em casa, podemos tornar os nossos dias menos solitários e mais engraçados.

Nós começamos por explorar o espaço “para me informar”. Depois seguimos para “A brincar aprendo a proteger-me” e escolhemos ir ver o que estava no “Apoio às famílias e à infância – coronavírus”.
Demos de caras com este vídeo bem educativo sobre “o primo da gripe”. Ora vejam. Vamos aprender todos juntos? Participem!

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)