Trancadas em casa – as crianças fintam a COVID 19: dar voz à infância

Trancadas em casa – as crianças fintam a COVID-19 é o mais recente projeto do Instituto de Educação da Universidade do Minho para dar voz às crianças.

Enquanto aguardamos com grande expectativa sobre qual vai ser o nosso futuro próximo e o novo estilo de vida, investigadores da Universidade do Minho prepararam uma resposta interativa para que as crianças participem e sejam ouvidas.

Trancadas em casa é um projeto digital com a finalidade de acolher as vozes das crianças e divulgar as suas vivências e necessidades, o que pode ajudar a compreender o impacto da pandemia COVID-19 na infância. Mas, pretende também colaborar com as famílias e profissionais de educação na organização de estratégias que as respeitem na sua essência de sujeitos ativos de direitos e as ajudem nas suas aprendizagens e desenvolvimento.

Espreite o site e conheça todos os recursos, para ajudar as crianças a explorarem os diferentes espaços e como podem participar e contribuir.

Com este canal de comunicação, agora as crianças podem “trocar ideias, histórias, pensamentos ou risadas e aprender uns com os outros a ser mais corajosos, confiantes e generosos.” Enquanto estamos todos trancados em casa, podemos tornar os nossos dias menos solitários e mais engraçados.

Nós começamos por explorar o espaço “para me informar”. Depois seguimos para “A brincar aprendo a proteger-me” e escolhemos ir ver o que estava no “Apoio às famílias e à infância – coronavírus”.
Demos de caras com este vídeo bem educativo sobre “o primo da gripe”. Ora vejam. Vamos aprender todos juntos? Participem!

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.