Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Reduzir o risco de cancro do cólon: qual é o seu papel?

reduzir-o-risco-de-cancro-do-colon

Existem provas científicas robustas a indicar que ser fisicamente ativo pode reduzir o risco do cancro do cólon. Mesmo pequenas quantidades de atividade podem diminuir drasticamente o risco de cancro do cólon e isso pode ajudar a motivar as pessoas sedentárias que não gostam e resistem a praticar exercício.

Em Portugal, o cancro do cólon é o segundo cancro mais diagnosticado. Cerca de 10575 portugueses receberam este diagnóstico em 2022, atingido mais os homens (n=6092 casos), comparativamente com as mulheres (n=4483).
Os últimos dados dão ao cancro do cólon o 1º lugar do ranking de diagnósticos oncológicos nos homens portugueses e o 2º lugar em mulheres.
É frequentemente diagnosticado em pessoas com mais de 50 anos, embora possa afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

Reduzir o risco de desenvolvimento deste tipo de cancro começa com medidas concretas de prevenção. E o seu papel inclui melhorar a qualidade do seu padrão alimentar e tornar-se ativo.

Como pode ser mais ativo?

  1. Escolha uma atividade que goste e se adapte ao seu estilo de vida e comece a praticar gradualmente, aumentando o esforço. Comece por introduzir alguns períodos curtos (10 a 15 minutos) de atividade suave, como caminhar e aumente lentamente até atingir um objetivo seu – qualquer coisa é melhor que nada.
  2. Estabeleça uma meta, embora as recomendações apontem para 150 minutos por semana.
  3. Procure ter roupa e sapatos adequados de caminhada prontos a usar. Sempre que tiver tempo livre extra, aproveite!
  4. Aumente a sua atividade diária – tente usar as escadas com mais frequência ou faça um pouco mais do que já faz – mais tempo ou um pouco mais rápido.
  5. Planeie ir a pé ou de bicicleta para o trabalho ou para fazer outro tipo de tarefas. Saia, por exemplo, uma paragem antes, se usar transporte como metro, comboio ou autocarro.
  6. Faça tarefas domesticas e seja ativo no trabalho – ao telefone, tente caminhar e conversar; faça uma reunião-caminhada; em trabalho de secretária levante-se e vá falar diretamente com os colegas em vez de enviar e-mails.
  7. Sente-se menos – interrompa os períodos em posição sentada com alongamentos, agachamentos, dance a sua música favorita.
  8. Defina um alarme para se mover pelo menos de 60 em 60 minutos.
  9. Convide alguém da família ou um amigo para uma atividade que gostem de fazer em conjunto.

Todos os minutos de atividade contam!

Para fazer pelo menos 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada pense em incluir: passeios/caminhadas, andar de bicicleta, tarefas domésticas, jardinagem, natação, dança. Para fazer 75 minutos por semana de atividade de intensidade vigorosa escolha: corrida, ténis, padel, squash, futebol, ciclismo ou spinning.

Referências: Siegel, R. L., Wagle, N. S., Cercek, A., Smith, R. A., & Jemal, A. (2023). Colorectal cancer statistics, 2023. CA: a cancer journal for clinicians, 73(3), 233-254.; Ferlay J, Ervik M, Lam F, Laversanne M, Colombet M, Mery L, Piñeros M, Znaor A, Soerjomataram I, Bray F (2024). Global Cancer Observatory: Cancer Today (version 1.1). Lyon, France: International Agency for Research on Cancer. Available from: https://gco.iarc.who.int/today, accessed [12 042024].; World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research. Diet, Nutrition, Physical Activity and Cancer: a Global Perspective. Continuous Update Project Expert Report 2018.

A surdez neurossensorial é uma sequela comum das infeções do grupo TORCH. Há medidas de prevenção e reabilitação precoces a tomar.
A síndrome de Cogan é uma doença autoimune rara. A avaliação e o tratamento precoces revelam-se fundamentais no controlo de sintomas.
Cada um de nós, de forma individual, pode reduzir o risco da incidência de cancro do fígado. Tome nota de 3 medidas!
A Osteogénese Imperfeita é uma doença hereditária, resultando alterações ósseas, anomalias cardiovasculares e em 50% dos casos, surdez.