Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Reduzir o risco de cancro do fígado: qual é o seu papel?

reduzir-o-risco-de-cancro-do-figado

As mortes por cancro de fígado triplicaram desde a década de 70 e os seus principais promotores são conhecidos: excesso de peso e obesidade, consumo regular excessivo de bebidas alcoólicas, cirrose e o fumo do tabaco.

Em 2022 foram diagnosticados 1740 casos de cancro do fígado em Portugal, atingindo mais homens que mulheres.
É o 7º cancro que mais mata no nosso país.
Cada um de nós, de forma individual, pode assumir atitudes de prevenção e reduzir o risco da incidência de pelo menos 12 tipos de cancro.

O programa CUP do World Cancer Research Fund International que analisa globalmente a investigação científica sobre a relação da dieta, nutrição, atividade física com o risco do cancro do fígado, avança com recomendações para que a população mundial adote três medidas que podem ajudar a reduzir o risco de cancro do fígado.

Tome nota das medidas recomendadas:

  1. Ter um peso saudável

Há fortes evidências de que o excesso de peso ou a obesidade podem causar cirrose, um fator promotor do cancro do fígado. Além disso, o excesso de gordura corporal afeta os níveis de certas hormonas, o que contribui também para aumentar o risco de cancro.

  1. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas

Beber aproximadamente três ou mais bebidas alcoólicas por dia aumenta o risco para o cancro do fígado. O consumo regular excessivo de bebidas contendo álcool pode levar à cirrose que, por sua vez, é um fator promotor reconhecido do cancro do fígado. O risco aumenta ainda mais se o consumo excessivo de álcool estiver associado ao fumo do tabaco. Como o consumo de álcool está associado aos seis dos tipos mais comuns de cancro (mama, intestino, boca e garganta, esófago, estômago e fígado) o melhor conselho é não consumir bebidas alcoólicas.

  1. Beber café

Beber café pode diminuir o risco de cancro do fígado. No entanto, apesar de existirem provas novas de forte evidência, há, ainda, algumas questões sem resposta sobre o consumo do café, para que este comportamento não tenha efeitos nocivos em outros aspectos da saúde. São necessárias informações precisas sobre a dose ou a quantidade de café recomendável e com que regularidade deve ser bebida uma chávena de café.

O café contem centenas de substâncias fitoquímicas, compostos biologicamente ativos como são os compostos fenólicos, o ácido clorogénico, o ferúlico e cumárico, os diterpenos, além de minerais como o potássio e o magnésio. Os efeitos protetores do café são o resultado de múltiplos ingredientes. Os compostos fenólicos e a cafeína podem influenciar diretamente a carcinogénese hepática, quer por inibição da proliferação das células tumorais ou suprimindo a progressão do hepatocarcinoma ou ainda prevenindo danos oxidativos aos hepatócitos.

Referências: Zhao, L. G., Li, Z. Y., Feng, G. S., Ji, X. W., Tan, Y. T., Li, H. L., … & Xiang, Y. B. (2020). Coffee drinking and cancer risk: an umbrella review of meta-analyses of observational studies. BMC cancer, 20, 1-12.; Bhurwal, A., Rattan, P., Yoshitake, S., Pioppo, L., Reja, D., Dellatore, P., & Rustgi, V. (2020). Inverse Association of Coffee with Liver Cancer Development: An Updated Systematic Review and Meta-analysis. Journal of Gastrointestinal & Liver Diseases, 29(3).
As exostoses do canal auditivo externo ocorrem com maior frequência em surfistas, por exposição repetida à água fria. Saiba como prevenir
Há evidências que sugerem uma relação entre doenças cardíacas e perda auditiva, devido a alterações da hipertensão arterial. Saiba mais.
A surdez pode ter muitas causas e é importante saber quais as vias que podem contribuir para a prevenção da perda auditiva em adultos.