O distress psicológico é um estado de desconforto e mal-estar emocionais que torna difícil lidar com o dia-a-dia. Acontecimentos de vida desafiantes, com os quais sentimos que não conseguimos lidar, podem desencadear este estado. Estima-se que em Portugal 22,5% dos cidadãos sentem distress psicológico. A adoção de estratégias saudáveis podem ajudar a gerir este estado.
Sinais e sintomas do distress psicológico
O distress psicológico caracteriza-se por sinais e sintomas como:
- Ansiedade: emoção desagradável que surge na sequência de pensamentos sobre possíveis cenários futuros percebidos como ameaçadores
- Tristeza profunda: emoção desagradável que surge na sequência de uma sensação de perda
- Choro fácil: dificuldade em gerir o choro
- Somatização: sintomas físicos que surgem na sequência do mal-estar emocional, podem ser infeções, dores musculares, taquicardia
- Desespero: achar que as situações não têm resolução possível
- Problemas de sono: dificuldades em adormecer, sono não repousante, acordar repentinamente, dificuldades em acordar
- Problemas de alimentação: excessiva, carente ou desiquilibrada
- Uso desregulado de tecnologias
Um acontecimento perante o qual uma pessoa se sente vulnerável e sem recursos para gerir, por exemplo, problemas no trabalho, dificuldades relacionais, uma doença, ou a morte de alguém próximo, pode suscitar o surgimento de distress psicológico. Por sua vez, o distress psicológico torna difícil lidar com o dia-a-dia. Um estudo do Instituto Ricardo Jorge, estima que 22,5% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos apresentam distress psicológico. A investigação sugere que é mais comum em pessoas do sexo feminino, a partir dos 55 anos, viúvas e que não estão a trabalhar (reformadas, estudantes ou desempregadas).
Estratégias para gerir o distress psicológico
Este estado não é necessariamente sinónimo de doença mental. No entanto, se sentir que está em distress psicológico, deve contactar um profissional de saúde mental para que este possa indicar o melhor procedimento a adotar no seu caso. Individualmente pode tentar aplicar estratégias saudáveis de gerir o distress psicológico:
- Identificar o que sente e aceitar o seu estado emocional
- Falar sobre o que sente com alguém em quem confie
- Realizar atividade física
- Tentar fazer uma alimentação saudável
- Fazer pausas dedicadas a desfrutar de algo que goste durante o dia (ex. ler um artigo, beber um café, apanhar sol)
- Executar uma tarefa na qual se sinta competente, por exemplo cozinhar, desenhar, limpar
- Fazer exercícios de relaxamento
- Seguir uma rotina fixa