Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Como é que o café e o álcool afetam a qualidade do sono?

cafe-alcool

O café e o álcool afetam o sono? Sim, estas bebidas podem afetar a quantidade e a qualidade do nosso sono.

Pensar que o café desperta e o álcool ajuda a dormir é apenas uma ideia simplista, não é o que na realidade acontece.

Se beber uma chávena de café às duas da tarde, é perfeitamente possível ainda haver cerca de ¼ da cafeína existente nesse café a circular no cérebro à meia-noite. Por isso, pode ser mais difícil adormecer ou ainda isso contribuir para diminuir o tempo do sono profundo.

Já o álcool é, por vezes, conotado como um auxiliar do sono e, neste aspeto, o seu papel é mal compreendido. A ação sedativa do álcool, não só não ajuda a dormir como fragmenta o sono.

O neurocientista Matt Walker explica num pequeno vídeo educativo, os efeitos da cafeína e do álcool na qualidade do sono, para que possa ter informação suficiente para alcançar um consumo equilibrado de café e de bebidas alcoólicas, mas sem deixar de dar prioridade à saúde e à qualidade do seu sono.

Matt Walker é professor de neurociência e psicologia na Universidade da California, em Berkeley, e diretor do Center for Human Sleep Science. A sua investigação tem como objetivo examinar o impacto do sono na saúde e nas doenças.

Assista agora ao vídeo disponibilizado pelo canal TED.

Assista ao vídeo educativo do canal TED-Ed, que explica como mantemos a motivação a longo prazo para atingir o resultado que desejamos.
Os relacionamentos interpessoais saudáveis são cultivados, quando vivemos uma vida apoiada na filosofia do yoga. Saiba mais.
A ansiedade é hoje vista como uma emoção negativa, mas a ansiedade pode ser saudável? Assista à palestra no canal Ted Talk.
É uma pequena história sobre como superar e ultrapassar o desconforto físico e psicológico criado por um pequeno acidente.