Depois de um diagnóstico de cancro, o mais natural é o doente procurar o apoio dos amigos e da família. E a atividade profissional pode ajudar? Trabalhar com cancro pode ajudar na recuperação?
O trabalho pode desempenhar um papel crucial na recuperação mental e física durante todo o processo oncológico. Muitos doentes conseguem encontrar estabilidade emocional e foco para ultrapassar a doença na sua atividade profissional.
Sara Donnelly é advogada e sobrevivente de um cancro da mama. Durante o tratamento do seu cancro, ela optou por continuar a trabalhar a tempo integral e compreendeu que o seu trabalho teve um papel importante no tratamento e recuperação.
Sara conseguiu isso porque o seu patrão proporcionou essa escolha. Com a ajuda de uma colega de trabalho, desenvolveu um kit de ferramentas a que chamou “Trabalhar com Cancro”. O principal objetivo é envolver positivamente as pessoas com doenças graves para elas continuarem a trabalhar, em vez de as afastar com paternalismos. Este kit apresenta um esquema de trabalho para dar orientações a quem é diagnosticado, aos chefes, cuidadores e colegas de trabalho.
Na sua palestra dada para o canal TED, Sara Donnelly partilha a sua experiência e percepções sobre como as empresas podem agir, apoiar e organizar-se para acolher os seus profissionais que estejam a passar por uma doença grave e também quais são os benefícios para cada uma das parte.
Conheça agora a história de Sara Donnelly disponibilizada pelo canal TED com legendas em português, disponíveis na área de opções localizada no canto inferior direito.
[fonte]Créditos da imagem: freddie marriageon Unsplash[/fonte]