Cancro Cabeça e Pescoço: como prevenir
O cancro da cabeça e do pescoço inclui tumores localizados nos lábios, boca, laringe, faringe, glândulas salivares e seios paranasais. São cancros mais frequentes em países com baixo desenvolvimento e rendimento e são responsáveis por cerca de 4% do total de mortes por cancro no Mundo. Em Portugal, registaram-se em 2018 cerca de 2700 novos casos.
O diagnóstico precoce é fundamental para um bom prognóstico, no entanto estes cancros são habitualmente diagnosticados em estádios avançados, o que faz com que a sobrevivência ronde os 60% aos 5 anos. Dada a sua localização e os tratamentos associados, muitos dos sobreviventes são confrontados com alterações significativas na sua imagem física, assim como na forma de se alimentar, respirar e falar, requerendo frequentemente acompanhamento especializado.
As estruturas afetadas pelos cancros da cabeça e pescoço estão diretamente expostas tanto a carcinogéneos inalados como aos ingeridos através da alimentação.
Cancro da Cabeça e Pescoço: fatores de risco
- Os hábitos tabágicos são um fator de risco bem estabelecido, tanto para o uso isolado de tabaco como para a sua conjugação com a ingestão de alcool.
- O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um fator de risco para o cancro da cavidade oral e laringe. A vacinação quando disponível, parece contribuir para a redução do impacto deste fator no surgimento da doença.
- A exposição a amianto parece também aumentar o risco de desenvolver este tipo de cancro.
- Mate é uma infusão preparada com folhas de Ilex paraguariensis e tradicionalmente ingerida a temperaturas superiores a 70ºC. A sua ingestão também está associada ao aumento de risco de cancro do esófago, sobretudo pela temperatura à qual é ingerida, causando dano nas mucosas, contribuindo para ao surgimento da doença.
- Bebidas alcoólica: o risco aumenta com o aumento da ingestão de bebidas alcoólicas, não tendo sido identificada diferença significativa entre tipos de bebidas alcoólicas.
- Índice de massa corporal correspondente a obesidade.
Cancro da Cabeça e Pescoço: redução do risco
Para estes fatores a evidência científica disponível apresenta algumas limitações.
- Café: o seu consumo parece reduzir o risco de alguns tipos de cancro da cabeça e pescoço.
- Dieta saudável: caracterizada por elevada ingestão de frutas e vegetais e baixa ingestão de bebidas alcoólicas, carne vermelha e carne processada.
- Terminamos com as recomendações para prevenção do cancro do American Institute for Cancer Research:
- Reduza a ingestão semanal de carne vermelha para 350 – 500g (peso após confeção) e apenas ingira carnes processadas esporadicamente.
- Mantenha um peso adequado para a sua idade e estatura, limitando a ingestão de bebidas açucaradas e de alimentos ricos em açúcares de absorção rápida.
- Limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Pratique um mínimo de 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de atividade física moderada por semana.
- Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibra como cereais integrais, oleaginosas, leguminosas e ingira um mínimo diário de 5 porções de vegetais e fruta (equivalentes a 400g).