Prevenção do cancro durante a COVID-19: lidar melhor com a pandemia

São tempos incertos, estes da pandemia de COVID-19, e o mais importante é manter o foco no que sabemos e no que podemos controlar. Para continuar a fazer prevenção do cancro durante a COVID-19, direcione a atenção para estes 3 aspetos: a alimentação e como podemos gerir conscientemente as refeições, com escolhas saudáveis como as prioritárias; praticar medidas de higiene adequada e manter bons níveis de atividade física.

Na ida às compras lembre-se:

  • use toalhetes desinfetantes para limpar o carrinho ou cesto antes de começar a fazer compras. Ou leve o seu próprio saco trazendo apenas o essencial.
  • evite o contacto social: há horários especiais, em alguns supermercados, para idosos que correm maior risco de contrair o vírus.
  • pratique o distanciamento físico. Afaste-se e adote um perímetro de dois metros entre si e as outras pessoas.

E mantenha os bons hábitos alimentares: inclua variedade na rotina alimentar com vegetais, fruta, grãos integrais e leguminosas. Comendo diariamente e em modo equilíbrio, estes alimentos fornecem ao seu organismo as fibras, vitaminas, minerais e os fitoquímicos que contribuem para se manter saudável e prevenir o cancro.

A fruta e os legumes frescos são a maior parcela e fazem parte de uma dieta saudável. Os produtos congelados também são uma opção nutritiva e barata, com um prazo de validade mais longo. A fruta congelada é um boa opção para batidos ou para combinar com cereais integrais, para começar um dia nutritivo. Os legumes congelados, que são congelados rapidamente, mantem a qualidade nutricional dos alimentos; fazem boas sopas, ensopados ou guisados.

Mas, siga mais alguns conselhos. Por exemplo, fruta e legumes enlatados: escolha opções de enlatados em água sem adição de sal, já a fruta enlatada em sumo 100% natural e sem adição de açúcares. Vegetais enlatados e fruta são bons para adicionar em diferentes refeições, fornecendo fibras, vitaminas e minerais. Vejamos o exemplo da polpa de tomate em lata: contém diversos nutrientes essenciais, entre eles vitamina C e E, potássio e fibras, além dos fitoquímicos licopeno e beta-caroteno (provenientes de alimentos, não de suplementos!).

Na fruta e nos vegetais frescos, há alguns com vida útil mais longa como são os básicos: batata, alhos e cebolas, a couve, pimento, cenoura, courgete, couve-flor. Escolha também bananas, laranjas, maçãs. Lave bem com em água abundante e descasque.

Os verdadeiros cereais são os fornecedores de grãos integrais, as boas fontes de energia de absorção lenta. Escolha aveia, arroz integral, quinoa, massas integrais e pão feito de cereais de grãos integrais. Os cereais integrais são as opções saudáveis em comparação com os processados, pois fornecem mais fibras, mais nutrientes para aumentar a saciedade e grandes protetores ao reduzirem o risco de cancro do cólon e do reto.

Estes alimentos podem ser incluídos nas sopas, saladas, podem ser salteados e usar em outras receitas que queira confecionar. Na despensa, os cereais integrais têm uma vida útil longa.

As proteínas são indispensáveis em quantidades moderadas, as de origem animal complementadas com as de origem vegetal. Alimentos como feijão e as suas múltiplas variedades, as lentilhas, as nozes e as sementes, combinadas com carnes magras, peixes, ovos são sempre opções proteicas de alta qualidade. Também estão disponíveis feijões e outras leguminosas enlatados. Escolha nozes, caju ou amêndoas mas sem sal.

Uma higiene adequada e frequente é uma das maiores defesas contra todo o tipo de germes como vírus e bactérias. Lave as mãos com frequência. Esfregue-as pelo menos 20 segundos em água quente e sabão. Limpe as superfícies que usa com cuidado, mesas, bancadas, maçanetas das portas, teclados, ratos e comandos. Use produtos de limpeza antibacterianos para os limpar ou o tradicional sabão azul.

Terceiro aspeto que pode controlar: mantenha-se fisicamente ativo. São inúmeros os benefícios para a saúde, onde se inclui a redução do risco de vários tipos de cancro. Ande mais, sente-se menos. Procure fazer pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada: suba e desça escadas, use a bicicleta estática que ainda tem na garagem ou use objetos domésticos comuns para proporcionar jogos ativos, brinque com as crianças ou com o cão.

Este é um momento difícil para todos, com muitas incertezas e desafios, por isso concentre-se em melhorar alguns hábitos de vida para preservar a sua saúde e fazer a prevenção do cancro durante a COVID-19.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.