Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

COVID-19: tome as medidas necessárias e fique em casa  

A maioria de nós está a lidar com uma pandemia pela primeira vez, a COVID-19. Mas os surtos severos causados por determinadas estirpes de vírus regressam com alguma periodicidade.

Os vírus não são considerados organismos vivos; isolados são inertes, só quando encontram um hospedeiro adequado, prosperam ao sequestrarem o material genético de uma célula viva, reproduzindo-se desenfreadamente para invadir todas as células viáveis. O biólogo Peter Medawar, laureado com o Prémio Nobel, definiu os vírus como “um bocado de ácido nucleico rodeado de más notícias”.

O nosso atual estilo de vida convida às epidemias, facilitando a sua propagação por vastas áreas do planeta. No entanto, uma população informada, preparada e responsável que adote comportamentos individuais adequados pode ajudar a travar a pandemia de COVID-19.

Adote as seguintes medidas para minimizar os riscos de infecção e ajude a travar propagação do COVID-19:

  1. Não entre em pânico e esteja atento.
  2. Lave bem as mãos e com frequência. Cumpra as regras de etiqueta respiratória (quando tossir ou espirrar cubra a cara com um lenço de papel ou o cotovelo).
  3. Tente tocar na cara o mínimo possível, incluindo a boca, o nariz e os olhos.
  4. Limite os contactos sociais: não dê abraços, beijos, apertos de mão, nem o popular cumprimento “dá mais cinco”. Se tiver de o fazer, use alternativas seguras.
  5. Não vá a concertos, peças de teatro, eventos desportivos ou qualquer outro evento com muitas pessoas.
  6. Evite visitar museus, exposições, ir ao cinema, discotecas e outros locais onde se junte muitas pessoas.
  7. Afaste-se de ajuntamentos e reuniões sociais, como encontros de associações, cerimónias religiosas e festas privadas.
  8. Reduza ao mínimo as viagens. Não faça viagens de longa distância, a não ser que seja absolutamente indispensável.
  9. Não utilize os transportes públicos, a não ser que seja absolutamente necessário.
  10. Se pode trabalhar a partir de casa, trabalhe em casa. Peça à sua empresa/patrão para que permita trabalhar a partir de casa, se necessário.
  11. Substitua as suas interações sociais, sempre que possível por telefonemas ou chamadas-vídeo.
  12. Não saia de casa, a não ser que seja absolutamente necessário.

Estas medidas foram adaptadas do movimento #StayTheFuckHome que pretende travar a pandemia de COVID-19 ao promover a quarentena voluntária. Visite o site, colabore na divulgação das medidas para a quarentena voluntária nas suas redes sociais. 

[fonte]Créditos da imagem:Lisa Fotios from Pexels[/fonte]

Assista ao vídeo educativo do canal TED-Ed, que explica como mantemos a motivação a longo prazo para atingir o resultado que desejamos.
A ansiedade é hoje vista como uma emoção negativa, mas a ansiedade pode ser saudável? Assista à palestra no canal Ted Talk.
Assista ao video educativo e saiba como é desenvolvida uma vacina para se tornar uma terapêutica segura para salvar vidas.
Os progressos na tecnologia têm criado grande entusiasmo com a reprogramação de bactérias que podem tratar doenças como o cancro. Informe-se.