Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Exercício físico e o risco de cancro do colo do útero

exercício físico e cancro do colo do útero,

As mulheres que não praticam exercício físico têm um risco aumentado de desenvolver cancro do colo do útero.

Os principais fatores de proteção para o cancro do colo do útero são o rastreio e a vacinação contra os vários tipos de vírus do papilomavírus humano (HPV). A Organização Mundial de Saúde recomenda a citologia cervical (teste Papanicolau).Todas as mulheres com idade entre 30 e 49 anos devem fazer o rastreio a cada 3 a 5 anos.

No entanto, há outros fatores de risco modificáveis, como o exercício físico e que ajudam a reduzir o aparecimento de novos casos, contribuindo para uma saúde pública sólida.
Além de um conjunto reconhecido de benefícios para a saúde, o exercício físico também está associado à melhoria do sistema imunológico, um mecanismo que parece ser vital na prevenção do cancro do colo do útero.

A relação entre inatividade física e a maior probabilidade do risco de desenvolver cancro do colo do útero foi sugerida nas conclusões de um estudo de caso-controle publicado no Journal of Lower Genital Tract Disease. Analisaram dados de 128 mulheres com diagnóstico de cancro do colo do útero e de 512 mulheres com suspeita de neoplasias cervicais, mas sem diagnóstico de cancro do colo do útero. O estudo concluiu que as mulheres consideradas inativas apresentavam duas vezes mais probabilidades em desenvolver este tipo de cancro.

Além da inatividade física, outros factores modificáveis, podem aumentar o risco de cancro do colo do útero. Entre eles, incluem-se o IMC, o consumo de álcool, o tabagismo e a educação.

exercício e cancro do colo do útero, Para acabar com um padrão sedentário e iniciar a prática do exercício físico regular, sugerem-se algumas modalidades de intensidade moderada:

  • fazer uma caminhada rápida (4 a 5 km/hora)
  • natação
  • ténis ou outros desportos de raquete (pares)
  • ciclismo (8 a 14 km/hora) em terreno plano
  • lavar pavimentos, lavar janelas
  • levantamento de pesos/musculação.

[fonte]Referências: Szender JB, Cannioto R, Gulati NR, et al. Impact of physical inactivity on risk of developing cancer of the uterine cervix: a case-control study. J Low Genit Tract Dis. 2016;20:230-3.;Bray, F., Ferlay, J., Soerjomataram, I., Siegel, R. L., Torre, L. A., & Jemal, A. (2018). Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: a cancer Photo by David Marcu on Unsplash [/fonte]

A síndrome de Cogan é uma doença autoimune rara. A avaliação e o tratamento precoces revelam-se fundamentais no controlo de sintomas.
Cada um de nós, de forma individual, pode reduzir o risco da incidência de cancro do fígado. Tome nota de 3 medidas!
A Osteogénese Imperfeita é uma doença hereditária, resultando alterações ósseas, anomalias cardiovasculares e em 50% dos casos, surdez.
Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!