Fios Mágicos: perucas coloridas para crianças portuguesas com cancro

O projeto Fios Mágicos que cria perucas inspiradas em personagens famosas da Disney, ganhou vida em Portugal, pela mão de Cláudia Coelho e a sua página no facebook denominada “Hand Made By Me Lau”.

Desde dezembro de 2017, Cláudia avançou com a iniciativa das perucas coloridas. Foram produzidas e entregues as primeiras perucas a crianças portuguesas com cancro.

Cláudia Coelho começou sozinha. Pediu permissão ao projeto original e com dez pessoas voluntárias produziram os primeiros gorros e perucas coloridas para serem entregues no IPO de Lisboa. O próximo objetivo é fazer chegar a mais instituições e hospitais.

Entretanto, realizaram-se os primeiros workshops para voluntários. Espera-se que em junho deste ano, esta iniciativa chegue a mais de 200 pessoas. Há novos workshops agendados para os sábados de maio e junho, conforme informações enviadas pela responsável desta iniciativa portuguesa.

Nos workshops gratuitos promovidos pela Hand Made By Me Lau, as pessoas inscrevem-se e só têm que aparecer. Todo o material é fornecido, desde a cabeça de esferovite, os novelos, as agulhas, as colas, as decorações e, claro, boa disposição! O lema é “Ajudar só porque sim!”.

O mais gratificante deste projeto além de sorrisos é a adesão à causa. No grupo de voluntários estão pessoas com cancro, pessoas com depressões, pessoas sozinhas e que se sentem úteis por ajudar, só porque sim!

Por isso, todas as pessoas com vontade de ajudar estão convidadas a espreitar a página Hand Made By Me Lau, ver algumas fotografias, alguns sorrisos, e ajudar a tornar a vida das crianças com cancro um pouco mais fácil.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.