Explore «a força da natureza»

Ao longo de 4 anos  «a força da natureza» tem dado a conhecer novas facetas da qualidade nutricional de muitos alimentos. Até agora contam-se 72 artigos originais sobre alimentos, reunindo informação atualizada e suportada cientificamente.

Cada alimento é constituído por diferentes elementos nutritivos, os nutrientes. Se há nutrientes que precisam de ser ingeridos em maior quantidade ou mais vezes, outros há que pequenas quantidades são suficientes. Combinar os alimentos para aceder a todos os nutrientes na sua diversidade é a resposta para alcançar uma alimentação saudável. Precisamos somente de os incluir corretamente, na alimentação diária, para usufruir das “forças” naturais que os alimentos proporcionam.

Os frutos, os legumes e outros produtos hortícolas estão em maioria, simplesmente porque devem estar na nossa alimentação, sempre! Mas, quase todos os grupos de alimentos têm sido alvo de estudo neste espaço.

Saiba o que pode esperar do valor de cada alimento!

Na nossa página, no canto superior direito, há um espaço junto à lupa, onde pode escrever, permitindo explorar pelo menos, para já, 72 alimentos e os seus benefícios. Com o mês de junho, tão perto, experimente esta sugestão: explore a courgette e a toranja.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.