A Primavera está a chegar e com ela trás o magnífico sol que tanto nos aquece a alma e o coração!
Depois de um Inverno escuro e chuvoso quase nos sentimos em êxtase com a possibilidade de sair para a rua e desfrutar do simples prazer de passear num dia ameno e com um céu radioso. Todos sabemos como o nosso humor melhora e como tudo parece mais ligeiro.
Muito se tem dito sobre os perigos da exposição excessiva ao sol e sabemos quais os cuidados a ter: evitar as horas de maior calor, usar um chapéu e protector solar e beber muita água. Mas há que recordar que a luz solar também tem efeitos muito benéficos para a nossa saúde. Um desses efeitos, sobejamente conhecido, é o aumento da produção de vitamina D pelo nosso organismo mas existem outros e não são menos importantes.
Um estudo publicado no “The Lancet” em 2002 demostra que existem efeitos claros da luz do sol e das estações do ano na produção de serotonina pelo cérebro. A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma substância química que actua como um mensageiro do cérebro pois permite que sejam enviados sinais entre os neurónios e as restantes células do corpo. Para além da serotonina existem muitos outros neurotransmissores mas este em particular tem efeitos sobre diversas funções importantes do organismo, nomeadamente sobre a regulação do sono, os estados depressivos e ansiosos, a saciedade, a actividade sexual, entre outras.
Naturalmente existem muitos factores que influenciam o nosso humor mas tudo parece mais fácil quando nos deixamos banhar pela luz do sol num passeio a pé, enquanto lemos um livro ou conversamos com alguém. É uma sugestão de grande simplicidade mas também de grande benefício para a sua saúde e bem-estar até porque “a vida é feita de pequenos nadas”.
[fonte] Referências: LAMBERT, G. W., et al. Effect of sunlight and season on serotonin turnover in the brain. The Lancet, 2002, 360.9348: 1840-1842.[/fonte]
Por indicação do autor, este texto não obedece ao novo acordo ortográfico.