Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

And the winner is…

sopa óscares

No domingo passado assisti pela televisão a mais uma cerimónia de entrega do Óscar, a 82ª edição.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos entrega este prémio como forma de reconhecer a excelência e distinguir o que de melhor se faz na indústria cinematográfica.

A certa altura, durante a entrega da estatueta para o melhor filme, pensei: se tivesse que distinguir algum alimento ou alimentos para reconhecer a excelência na promoção da saúde, qual  seria a minha escolha? Qual apresentaria o melhor “argumento” para defender este propósito – o de contribuir para uma alimentação saudável e promover a saúde? Em poucos segundos, e sem dúvidas, o meu nomeado para esta categoria tornou-se vencedor: and the winner isSopa de legumes! Na alimentação, a sopa é a vencedora. Ela merece a estatueta que distingue a excelência numa alimentação saudável.

A sopa de legumes, em termos nutricionais, só apresenta argumentos a seu favor: disponibiliza um elevado teor de vitaminas e minerais, fibras e água. Estes nutrientes são indispensáveis para o funcionamento normal do organismo, nomeadamente o funcionamento do intestino, prevenindo um sintoma bastante comum, a obstipação. A sopa é de digestão fácil, os seus ingredientes básicos, os produtos hortícolas, os legumes e o azeite para temperar, são excelentes fontes de compostos fitoquímicos com acção preventiva (referido aqui) em alguns tipos de cancro e outras doenças crónicas. Outro ponto importante é a sopa oferecer um valor calórico baixo.
Coma sempre a sopa de legumes no início das refeições.

E o Óscar vai para uma portuguesa, a sopa de legumes.

Reduzir o risco de cancro gástrico começa com medidas concretas de prevenção. Melhore gradualmente a qualidade do que come.
A surdez neurossensorial é uma sequela comum das infeções do grupo TORCH. Há medidas de prevenção e reabilitação precoces a tomar.
Cada um de nós, de forma individual, pode reduzir o risco do cancro do cólon. Prepare-se para começar gradualmente a ser mais ativo!
A síndrome de Cogan é uma doença autoimune rara. A avaliação e o tratamento precoces revelam-se fundamentais no controlo de sintomas.