And the winner is…

sopa óscares

No domingo passado assisti pela televisão a mais uma cerimónia de entrega do Óscar, a 82ª edição.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos entrega este prémio como forma de reconhecer a excelência e distinguir o que de melhor se faz na indústria cinematográfica.

A certa altura, durante a entrega da estatueta para o melhor filme, pensei: se tivesse que distinguir algum alimento ou alimentos para reconhecer a excelência na promoção da saúde, qual  seria a minha escolha? Qual apresentaria o melhor “argumento” para defender este propósito – o de contribuir para uma alimentação saudável e promover a saúde? Em poucos segundos, e sem dúvidas, o meu nomeado para esta categoria tornou-se vencedor: and the winner isSopa de legumes! Na alimentação, a sopa é a vencedora. Ela merece a estatueta que distingue a excelência numa alimentação saudável.

A sopa de legumes, em termos nutricionais, só apresenta argumentos a seu favor: disponibiliza um elevado teor de vitaminas e minerais, fibras e água. Estes nutrientes são indispensáveis para o funcionamento normal do organismo, nomeadamente o funcionamento do intestino, prevenindo um sintoma bastante comum, a obstipação. A sopa é de digestão fácil, os seus ingredientes básicos, os produtos hortícolas, os legumes e o azeite para temperar, são excelentes fontes de compostos fitoquímicos com acção preventiva (referido aqui) em alguns tipos de cancro e outras doenças crónicas. Outro ponto importante é a sopa oferecer um valor calórico baixo.
Coma sempre a sopa de legumes no início das refeições.

E o Óscar vai para uma portuguesa, a sopa de legumes.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.