Conhece aquela velha história de que precisa beber oito copos de água todos os dias?
É simplesmente um mito. Se não bebe essa quantidade, pare de sentir culpa por não fazer.
O pseudoconselho de beber oito copos de água por dia costuma circular na imprensa popular e talvez muitos profissionais de saúde o repitam aos seus doentes.
A recomendação para que se beba pelo menos oito copos de água por dia está sujeita a muitas interpretações. Vejamos, diz respeito apenas à água ou ao “fluído”, com seus eletrólitos e outros solutos contidos? A recomendação é restrita a climas temperados? É restrito a pessoas sedentárias ou inclui indivíduos ativos, por exemplo adultos que trabalham e praticam exercícios leves?
Não há nenhuma prova científica de que devemos “beber pelo menos oito copos de água por dia”. E não só não há evidência científica de que precisamos beber tanto, como a recomendação pode mesmo ser prejudicial, por exemplo por precipitar a hiponatremia.
Até hoje, os dados publicados disponíveis sugerem fortemente que, à exceção de algumas doenças e circunstâncias especiais, tais como atividade física extenuante, longos voos de avião e o clima, provavelmente estamos a beber o suficiente.
No video educativo para o canal TED, a médica Jen Gunter explica por que razão não precisa beber oito copos de água por dia: “graças aos rins, o nosso corpo é muito bom em manter a hidratação. Mas se deixarmos de contar oito copos de água por dia, quanto é que devemos beber? A resposta é simples: não há nenhuma obrigação. Quando sentirem sede, bebam água. Podem confiar no vosso corpo. A não ser que tenham pedras nos rins ou sejam idosos — por vezes o sistema de mensagens fica um pouco desgastado com a idade — ou que o médico vos tenha recomendado outra coisa, não é necessário estarem sempre a controlar a água que bebem.”
Jen Gunter é médica ginecologista e defende a medicina baseada em evidências. Ela é uma feroz defensora de uma internet livre de desinformação e tem como missão ajudar os leitores a separar os factos da ficção e sempre que pode denuncia aqueles que exploram a pseudociência para obter lucro financeiro e político.
Assista agora ao vídeo completo com legendas disponíveis em português.
[fonte]Referências: Popkin, B. M., D’Anci, K. E., & Rosenberg, I. H. (2010). Water, hydration, and health. Nutrition reviews, 68(8), 439-458.[/fonte]