Por que razão não precisa beber oito copos de água por dia

Conhece aquela velha história de que precisa beber oito copos de água todos os dias?

É simplesmente um mito. Se não bebe essa quantidade, pare de sentir culpa por não fazer.

O pseudoconselho de beber oito copos de água por dia costuma circular na imprensa popular e talvez muitos profissionais de saúde o repitam aos seus doentes.

A recomendação para que se beba pelo menos oito copos de água por dia está sujeita a muitas interpretações. Vejamos, diz respeito apenas à água ou ao “fluído”, com seus eletrólitos e outros solutos contidos? A recomendação é restrita a climas temperados? É restrito a pessoas sedentárias ou inclui indivíduos ativos, por exemplo adultos que trabalham e praticam exercícios leves?

Não há nenhuma prova científica de que devemos “beber pelo menos oito copos de água por dia”. E não só não há evidência científica de que precisamos beber tanto, como a recomendação pode mesmo ser prejudicial, por exemplo por precipitar a hiponatremia.

Até hoje, os dados publicados disponíveis sugerem fortemente que, à exceção de algumas doenças e circunstâncias especiais, tais como atividade física extenuante, longos voos de avião e o clima, provavelmente estamos a beber o suficiente.

No video educativo para o canal TED, a médica Jen Gunter explica por que razão não precisa beber oito copos de água por dia: “graças aos rins, o nosso corpo é muito bom em manter a hidratação. Mas se deixarmos de contar oito copos de água por dia, quanto é que devemos beber? A resposta é simples: não há nenhuma obrigação. Quando sentirem sede, bebam água. Podem confiar no vosso corpo. A não ser que tenham pedras nos rins ou sejam idosos — por vezes o sistema de mensagens fica um pouco desgastado com a idade — ou que o médico vos tenha recomendado outra coisa, não é necessário estarem sempre a controlar a água que bebem.”

Jen Gunter é médica ginecologista e defende a medicina baseada em evidências. Ela é uma feroz defensora de uma internet livre de desinformação e tem como missão ajudar os leitores a separar os factos da ficção e sempre que pode denuncia aqueles que exploram a pseudociência para obter lucro financeiro e político.

Assista agora ao vídeo completo com legendas disponíveis em português.

Referências: Popkin, B. M., D’Anci, K. E., & Rosenberg, I. H. (2010). Water, hydration, and health. Nutrition reviews68(8), 439-458.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.