O uso de suportes de ajuda na prática de yoga

No decorrer de uma aula de yoga, nem todos os alunos têm as mesmas características físicas e torna-se importante a utilização de suportes de ajuda.

Os suportes de ajuda são elementos que auxiliam na realização das posturas de yoga –as asanas. São constituídos por almofadas, cintos, blocos, mantas, e outros. Pessoalmente gosto de considerar a parede como um suporte também, embora de grandes dimensões torna-se especialmente importante no alinhamento postural do corpo como um todo.

O uso de suportes é decisivo para que o aluno tenha uma maior consciência da sua postura, permitindo através do seu uso, melhorar e corrigir assimetrias, desvios na coluna vertebral e cintura pélvica. Permite igualmente perceber a posição dos pés quando apoiados no chão, influenciando de modo absoluto a forma de andar, a inclinação ou rotação dos joelhos e a possibilidade de uma lordose na zona lombar.

Quando a coluna ou os membros superiores e inferiores não se conseguem esticar e o aluno não sabe como o fazer devido à falta de consciência corporal, dispor de um suporte para o ajudar é fundamental para a interiorização da correção e como adotar essa correção em todas as posturas que realize a partir desse momento.

A possibilidade de perceber a diferença experienciada, com suportes ou sem suportes, na mesma postura, torna-se vital para a interiorização da perceção do corpo. Este perceber do corpo deve ser uma forma de iniciar a busca de si através da consciência no momento. Esta busca de si, vai muito para além da descoberta física, trata-se igualmente de perceber limites e formas de contornar os limites impostos pela mente.
Mas, há mais algumas das vantagens do uso de suportes de ajuda:

– Os cintos e os blocos permitem o alinhamento corporal, o estiramento da coluna vertebral e dos membros. Quando o bloco é colocado na zona interna da coxa, permite também a correção e o alinhamento, entre peito do pé, joelho e cristãs ilíacas.

– Uma das possibilidades que o uso das mantas oferece é incrementar a flexibilidade da anca, tornando as posturas de flexão do tronco à frente, mais fáceis de executar, com uma consciência clara da forma como esticar coluna e/ou membros inferiores. Permitem também corrigir a postura sobre os ombros- sarvangasana, já que ao colocar a manta nos ombros e omoplatas, o tronco ergue-se com mais facilidade, ficando mais na vertical.

– A parede é uma ferramenta preciosa, já que ao criar uma zona de resistência de grande escala, obriga o tronco ou os membros a moverem-se no sentido da correção e do alargamento, garantindo desta forma a correção postural e assimetrias.

suportes-de-ajuda-no yoga

Créditos da imagem: https://pt.dhgate.com/product/yoga-pillow-square-yoga-hard-foaming-square/542496123.html 

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.