Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

O uso de suportes de ajuda na prática de yoga

suportes-de-ajuda-no-yoga

No decorrer de uma aula de yoga, nem todos os alunos têm as mesmas características físicas e torna-se importante a utilização de suportes de ajuda.

Os suportes de ajuda são elementos que auxiliam na realização das posturas de yoga –as asanas. São constituídos por almofadas, cintos, blocos, mantas, e outros. Pessoalmente gosto de considerar a parede como um suporte também, embora de grandes dimensões torna-se especialmente importante no alinhamento postural do corpo como um todo.

O uso de suportes é decisivo para que o aluno tenha uma maior consciência da sua postura, permitindo através do seu uso, melhorar e corrigir assimetrias, desvios na coluna vertebral e cintura pélvica. Permite igualmente perceber a posição dos pés quando apoiados no chão, influenciando de modo absoluto a forma de andar, a inclinação ou rotação dos joelhos e a possibilidade de uma lordose na zona lombar.

Quando a coluna ou os membros superiores e inferiores não se conseguem esticar e o aluno não sabe como o fazer devido à falta de consciência corporal, dispor de um suporte para o ajudar é fundamental para a interiorização da correção e como adotar essa correção em todas as posturas que realize a partir desse momento.

A possibilidade de perceber a diferença experienciada, com suportes ou sem suportes, na mesma postura, torna-se vital para a interiorização da perceção do corpo. Este perceber do corpo deve ser uma forma de iniciar a busca de si através da consciência no momento. Esta busca de si, vai muito para além da descoberta física, trata-se igualmente de perceber limites e formas de contornar os limites impostos pela mente.
Mas, há mais algumas das vantagens do uso de suportes de ajuda:

– Os cintos e os blocos permitem o alinhamento corporal, o estiramento da coluna vertebral e dos membros. Quando o bloco é colocado na zona interna da coxa, permite também a correção e o alinhamento, entre peito do pé, joelho e cristãs ilíacas.

– Uma das possibilidades que o uso das mantas oferece é incrementar a flexibilidade da anca, tornando as posturas de flexão do tronco à frente, mais fáceis de executar, com uma consciência clara da forma como esticar coluna e/ou membros inferiores. Permitem também corrigir a postura sobre os ombros- sarvangasana, já que ao colocar a manta nos ombros e omoplatas, o tronco ergue-se com mais facilidade, ficando mais na vertical.

– A parede é uma ferramenta preciosa, já que ao criar uma zona de resistência de grande escala, obriga o tronco ou os membros a moverem-se no sentido da correção e do alargamento, garantindo desta forma a correção postural e assimetrias.

suportes-de-ajuda-no yoga

[fonte] Créditos da imagem: https://pt.dhgate.com/product/yoga-pillow-square-yoga-hard-foaming-square/542496123.html [/fonte]

A prática do yoga pode transformar o aspeto físico da pessoa, além dos aspetos psicológicos e mentais. Saiba como.
Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!
A prática de yoga conduz o praticante a uma perceção de quem é. Conheça algumas verdades sobre o yoga e avalie os benefícios da sua prática.
Os relacionamentos interpessoais saudáveis são cultivados, quando vivemos uma vida apoiada na filosofia do yoga. Saiba mais.