Praticar yoga: como encontrar o centro de gravidade físico

A prática de yoga é composta fundamentalmente pela realização de posturas. Para esta realização se tornar plena, o praticante, tem de se munir de dois aliados fundamentais: a concentração, ou seja, a plena atenção no momento presente e saber usar a respiração como alicerce para a realização da postura sem hiperventilação ou suspensão do ato de respirar. A respiração deve processar-se de forma fluida e coordenada com o tipo de movimento. Se o movimento corresponde à expansão da caixa torácica então faz sentido, que se inspire nesse momento, porque ao encher a caixa torácica de ar, estamos a contribuir para o seu alargamento. O movimento contrário pressupõe a expiração, pois ao fechar a caixa torácica faz sentido contribuir com a expiração, para ajudar o movimento a fluir.

Esta consciência da coordenação do movimento com a respiração, permite perceber e saber escutar o movimento do corpo e deste modo atender às suas necessidades. Para perceber todos estes mecanismos entre respiração, movimento, atenção ao corpo, só é possível quando a mente está plenamente presente no momento.

É a reunião de todos estes parâmetros que permite a descoberta do centro de equilíbrio do corpo.Todas as posturas de yoga, requerem essa necessidade de perceber onde a gravidade influi na construção da postura. Quando se percebe o centro de gravidade físico, a postura deixa de ser feita com esforço e tal como a respiração, o movimento flui, permitindo maior estiramento, torção e equilíbrio.

A prática de yoga, não significa esforço, significa harmonia entre movimento, respiração e consciência do momento presente. Assim, há garantias de uma prática física respeitadora, mas ao mesmo tempo desafiadora de quem somos física e psicologicamente, para que em cada asana (ou postura) haja uma maior consciência de si, ao nível físico e psicológico, permitindo perceber que a postura pode sempre ser aperfeiçoada.

É também com esta atitude que se percebe o fascínio que o yoga exerce sobre o praticante. Tudo fica melhor quando se percebe quem se é, o que se deseja ser e para onde se quer ir na construção de si e do mundo envolvente.

Quando se encontra o equilíbrio físico, quando se mantém uma asana de equilíbrio (por exemplo Kakasana), durante um certo período de tempo, é fácil intuir que a mente está calma, que a respiração flui e que o momento presente, é o momento a viver.

Noa alunos idosos e não só, a perceção do centro de gravidade físico é fundamental para garantir a estabilidade física nos desequilíbrios na locomoção, assim como na passagem, por exemplo, das posturas com a cabeça na direção do chão para a posição de supinação.

Créditos da imagem: https://www.fitzabout.com/yoga/crow-pose-kakasana/

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.