Aulas de yoga em tempo de pandemia: online ou presencial

Com o aparecimento do SARS-CoV-2 e o encerramento de todos os espaços dedicados à prática do yoga, foi urgente procurar outras formas de manter o praticante de yoga ativo e focado no seu bem-estar. E também, na certeza, que a mente sabe gerir de forma eficaz o stress, a angústia e a ansiedade provocadas pela pandemia.

Surgiu assim a necessidade de criar aulas de yoga online, num esforço professor/aluno para garantir o mesmo nível de prática de yoga. Foi e continua a ser um grande desafio para todos.
As vantagens são:

  1. Poder praticar no conforto do lar
  2. Sentir a presença do grupo de sempre
  3. Reencontrar o grupo de prática e verbalizar o que vai na alma
  4. Prática mais individualizada e mais focada pela ausência do grupo de praticantes em volta.

Também há desvantagens. Por exemplo, a vida doméstica sobrepõe-se à aula e muitos alunos abandonam a aula para responder às solicitações do momento. De facto, embora as prioridades sejam sempre estabelecidas pelo próprio, há a tendência para se esquecer de as analisar e definir, na busca de responder a todas as solicitações. Perde-se também a relação física aluno/professor. A correção da postura por parte do professor é muitas vezes um elemento chave para realmente entender e praticar corretamente. A presença física do professor é determinante para o incremento da atenção por parte do aluno, mantendo o aluno, com um perfil de distraído ou disperso, focado na aula. Chamar a atenção de forma repetida numa aula online, pode criar constrangimentos. As trocas de olhares, muitas vezes, valem mais que mil palavras.

Consciente da natureza da aula online, o aluno pode usufruir de uma prática plena, percebendo os ajustes emocionais e logísticos que esta experiência implica. É uma excelente forma de praticar a atenção sobre si, sobre o momento e de aceitação do momento presente.

As aulas de yoga presenciais e em grupo, permitem que todas as vantagens acima referidas se esbatam quase a 100%, o aluno se não entende as indicações dadas pelo professor, pode olhar um companheiro do grupo e emitir ou o professor pode dirigir-se a esse aluno e corrigi-lo. Muitas vezes basta o professor caminhar na direção do aluno, para que a correção se realize, porque o aluno só com essa atitude percebe que está distraído, sabe que pode fazer melhor por si e pelo seu corpo. A maior vantagem das aulas presenciais é a fluidez com que decorrem e a sensação de maior aproveitamento de toda a estrutura da aula.

As aulas de yoga presenciais individuais, são criadas especificamente para um atender às especificidades de um aluno, às suas caraterísticas físicas e emocionais para elaborar uma aula que responda a todas as solicitações dessa pessoa. Quando existem patologias moderadas ou graves é a melhor forma de ensino da prática de yoga. O diálogo constante que se mantém entre professor/aluno, permite a completa absorção por parte do aluno dos benefícios da postura e o professor pode perceber o desconforto e como o transformar numa mais valia para a evolução da prática. Só com o foco na aula se pode apreciar uma evolução a nível físico, emocional e mental.

O importante mesmo é perceber que todos os tipos de aula são válidos e que devem ser realizados de acordo com as circunstâncias em que vivemos. Tudo na vida aponta para a fortalecimento de quem somos e não gostar de internet, ou de aulas pela internet mostra a incapacidade de adaptação ao momento presente e em nada contribui para a conquista de nós mesmos e das nossas limitações.

Créditos da imagem: https://www.volunteeringsolutions.com/pt/india/yoga-and-volunteer-adventure-in-the-himalayas

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.