Nós podemos. Eu posso! é a mensagem principal da campanha de sensibilização promovida pela União Internacional para o Controle do Cancro (UICC) para celebrar a 4 de fevereiro o Dia Mundial do Cancro.
O Dia Mundial do Cancro é apenas um dia, mas o seu grande objetivo é motivar o maior número de pessoas a tomar medidas para a prevenção do cancro, reduzindo o aparecimento de novos casos.
O cancro não escolhe idades. Afeta todos os indivíduos, desde tenra idade até maiores de 80 anos. Por isso, as iniciativas de prevenção e de redução do risco do cancro devem acompanhar-nos ao longo da vida.
Cumprir algumas recomendações básicas contribuem para reduzir o risco de cancro ao longo da vida.
- VIDA FETAL E INFÂNCIA: Nós podemos. Eu posso!
Durante a gravidez, a mulher deve manter um peso e uma alimentação saudáveis, tendo especial atenção em reduzir a exposição a agentes cancerígenos.
A amamentação protege a mãe do risco futuro de cancro de mama e permite nutrir e proteger o bebé.
As crianças entre 1 a 2 anos, devem tomar a vacina da hepatite B, uma medida profilática para o cancro de fígado.
- INFÂNCIA: Nós podemos. Eu posso!
Uma alimentação saudável e atividade física regular, durante o crescimento e desenvolvimento na infância, são fundamentais para criar hábitos de vida saudáveis e reduzir o risco de cancro.
As crianças com menos de dez anos de idade devem estar protegidas da exposição solar prolongada, de substâncias cancerígenas como o fumo de cigarro e da poluição dos automóveis, e de produtos químicos: pesticidas e recipientes com Bisfenol-A (BPA).
As meninas entre os 9 e 13 anos devem ser vacinadas contra o HPV (papilomavírus humano).
Os pais, os professores, familiares e crianças devem estar informados sobre os sinais e sintomas do cancro em crianças pequenas, para a deteção precoce.
- ADOLESCÊNCIA: Nós podemos. Eu posso!
A adolescência é uma fase crítica, durante a qual são consolidados comportamentos favoráveis para a saúde na vida adulta. No entanto, os adolescentes estão mais vulneráveis a adotar comportamentos de risco como o consumo de tabaco e do álcool, e com um padrão alimentar pobre em fruta e vegetais, os maiores contribuidores do aumento do risco de desenvolver cancro.
Os programas de educação sexual ajudam a sensibilizar os adolescentes para reduzir a exposição ao HPV e ao HIV – dois fatores de risco para o desenvolvimento de cancro.
Atualmente, os adolescentes têm vindo a diminuir o nível de atividade física. Incentivar esta população jovem para manter bons níveis de atividade física, diariamente, pode ajudar a reduzir o risco de cancro.
- VIDA ADULTA E IDADE AVANÇADA: Nós podemos. Eu posso!
A partir dos 30 anos, as mulheres devem fazer o rastreio do cancro de colo do útero. Em Portugal, pode ser feito por meio de um teste de Papanicolau, que se repete de 3 em 3 anos.
Os fumadores apresentam alto risco de desenvolver cancro de boca, por isso devem ser examinados regularmente.
A partir dos 50 anos, homens e mulheres devem fazer uma colonoscopia para o rastreio do cancro colo-retal.
A partir dos 50 anos, as mulheres devem fazer uma mamografia, de 2 em 2 anos.
Reduzir o risco de cancro em momentos críticos, ao longo da vida, é procurar ajuda logo no início, acionando a deteção precoce. Nós podemos. Eu posso!
[fonte] Fonte da informação: União Internacional para o Controle do Cancro (UICC).; Crédito das imagens: http://www.worldcancerday.org/materials [/fonte]