Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Como é que o yoga pode ajudar no alívio da dor ciática

Quando a razão da dor ciática é uma hérnia de disco vertebral ou o abaulamento discal, a prática de poses simples e específicas de yoga para determinadas regiões do corpo, poderá permitir o alinhamento, alongamento e fortalecimento da zona inferior das costas.

O estiramento dos isquiotibiais tem um papel relevante no alívio da dor ciática. Ao contrário, o encurtamento dos isquiotibiais provoca um aumento da pressão sobre a zona lombar da coluna e, muitas vezes agrava algumas das condições que levam à dor lombar e/ou dor ciática.

A pressão sobre o nervo ciático também pode ser causada pelo encurtamento do músculo piramidal. Isso é quase sempre devido a meses ou anos de desequilíbrios musculares nos músculos rotadores da anca.

Se houver encurtamento do músculo piriforme, um músculo usado em quase todos os movimentos da anca e pernas, também se pode assistir ao aparecimento da dor do nervo ciático.

O yoga é uma ferramenta fundamental para a execução de exercícios de alongamento e de rotação da anca de forma a alongar os músculos da zona lombar e da zona pélvica. O yoga é considerado um caminho terapêutico, e deve ser realizado proporcionando uma execução fácil e sem exageros por parte do aluno. Não exagere.

O yoga garante o fortalecimento e o alongamento, componentes de um bom programa de tratamento de dor ciática. O objetivo da aula de yoga é restaurar o movimento da coluna vertebral, melhorando a sua função, enquanto diminui a dor e a inflamação.

Dependendo da causa da dor ciática, a aula de yoga pode criar condições para que a coluna vertebral adote uma postura correta, melhorando progressivamente a curvatura natural da coluna vertebral. Este reajustamento da coluna vertebral, contribui para que todo o corpo funcione de forma mais harmoniosa, criando equilíbrio de todas as funções motoras do corpo.

[fonte]Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009); “Yoga e Medicina” Créditos da imagem: http://www.trovisca.pt/noticias.aspx?action=all&id=529&tit=DOR%20CI%C3%81TICA:%20SAIBA%20COMO%20PREVENIR%20E%20ACABAR%20DE%20VEZ%20COM%20ESTA%20INC%C3%93MODA%20DOR!; Imagem de Natalie Collins [/fonte]

 

Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!
A prática de yoga conduz o praticante a uma perceção de quem é. Conheça algumas verdades sobre o yoga e avalie os benefícios da sua prática.
A prática do yoga de forma individualizada pode ser particularmente benéfica nos cuidados de saúde mental. Informe-se.
Existem pessoas que quando aconselhadas a praticar yoga, mostram resistência sobre a capacidade desta prática os ajudar. Sabe porquê?