Como é que o yoga pode ajudar no alívio da dor ciática

Quando a razão da dor ciática é uma hérnia de disco vertebral ou o abaulamento discal, a prática de poses simples e específicas de yoga para determinadas regiões do corpo, poderá permitir o alinhamento, alongamento e fortalecimento da zona inferior das costas.

O estiramento dos isquiotibiais tem um papel relevante no alívio da dor ciática. Ao contrário, o encurtamento dos isquiotibiais provoca um aumento da pressão sobre a zona lombar da coluna e, muitas vezes agrava algumas das condições que levam à dor lombar e/ou dor ciática.

A pressão sobre o nervo ciático também pode ser causada pelo encurtamento do músculo piramidal. Isso é quase sempre devido a meses ou anos de desequilíbrios musculares nos músculos rotadores da anca.

Se houver encurtamento do músculo piriforme, um músculo usado em quase todos os movimentos da anca e pernas, também se pode assistir ao aparecimento da dor do nervo ciático.

O yoga é uma ferramenta fundamental para a execução de exercícios de alongamento e de rotação da anca de forma a alongar os músculos da zona lombar e da zona pélvica. O yoga é considerado um caminho terapêutico, e deve ser realizado proporcionando uma execução fácil e sem exageros por parte do aluno. Não exagere.

O yoga garante o fortalecimento e o alongamento, componentes de um bom programa de tratamento de dor ciática. O objetivo da aula de yoga é restaurar o movimento da coluna vertebral, melhorando a sua função, enquanto diminui a dor e a inflamação.

Dependendo da causa da dor ciática, a aula de yoga pode criar condições para que a coluna vertebral adote uma postura correta, melhorando progressivamente a curvatura natural da coluna vertebral. Este reajustamento da coluna vertebral, contribui para que todo o corpo funcione de forma mais harmoniosa, criando equilíbrio de todas as funções motoras do corpo.

Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009); “Yoga e Medicina” Créditos da imagem: http://www.trovisca.pt/noticias.aspx?action=all&id=529&tit=DOR%20CI%C3%81TICA:%20SAIBA%20COMO%20PREVENIR%20E%20ACABAR%20DE%20VEZ%20COM%20ESTA%20INC%C3%93MODA%20DOR!; Imagem de Natalie Collins

 

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.