Dia Mundial do Cancro do Ovário celebra-se todos os anos a 8 de maio

O Dia Mundial do Cancro do Ovário celebrou-se pela primeira vez a 8 de maio de 2012. Desde então, todos os anos as organizações do mundo inteiro dedicam o dia para melhorar a consciencialização e prevenir o risco do cancro do ovário.

Existe pouco conhecimento sobre os sinais e sintomas do cancro do ovário, o que contribui para que seja diagnosticado em fase tardia. Por isso, a taxa de sobrevivência do cancro do ovário é a mais baixa de todos os cancros que afetam as mulheres.

Os principais factos que todos devemos saber sobre o cancro do ovário são 5:

  1. Todas as mulheres correm risco de ter cancro do ovário.
    Anualmente quase 250.000 mulheres são diagnosticadas em todo o mundo e é responsável por 140.000 mortes por ano. Ao contrário de outros tipos de cancro, os países desenvolvidos e em desenvolvimento são igualmente afetados pela doença. É importante estar consciente dos sintomas, dos fatores de risco e dos antecedentes familiares, tanto do lado materno quanto paterno.
  2. Conhecer os sinais e os sintomas do cancro.
    Esse conhecimento permite que as mulheres recebam um diagnóstico antecipado e que a doença seja tratada mais facilmente. Fique vigilante, quanto aos sintomas abaixo indicados e se sentir frequentemente um ou alguns destes, fale com seu médico:
  • Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é inchaço casual)
  • Dificuldade em comer / sensação de enfartamento
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Necessidade urgente e frequente de urinar
    Se bem que tais sintomas estejam muitas vezes associados a outros problemas correntes e menos graves. No entanto é sempre melhor investigá-los.
  1. O diagnóstico na fase inicial aumenta a probabilidade de sobrevivência da mulher
    Quando o cancro do ovário é detetado na fase inicial e está limitado ao ovário, até 90% das mulheres têm possibilidade de sobreviver por mais de cinco anos (período de tempo sobre o qual é calculada geralmente a sobrevivência da mulher quando o tratamento oncológico é avaliado). Uma mulher que apresente sintomas indicativos de cancro do ovário deve ser encaminhada diretamente para um especialista para obter um diagnóstico exato. Se lhe for diagnosticado cancro do ovário, a pessoa mais indicada para tratá-la é o ginecologista oncológico, médico especializado no tratamento oncológico.
  2. O cancro do ovário é muitas vezes diagnosticado em fase tardia ou avançada
    Muitas vezes, as mulheres adiam o momento de procurar ajuda porque pensam que os sintomas são causados pelo período menstrual, pela menopausa ou por algum alimento, confundindo com outras indisposições digestivos. Por isso, é útil fazer um diário dos sintomas.
  1. Muitas mulheres acreditam erradamente que o teste do Papanicolau (esfregaço cervical) deteta o cancro do ovário.
    Não é assim. O Papanicolau deteta alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero.
Fonte da informação: http://ovariancancerday.org; Créditos imagem: http://ovariancancerday.org

 

Sofia Costa, natural de Lisboa e residente em Leiria, frequenta atualmente o 2º ano da Licenciatura de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Aprecia atividades ao ar livre e cultiva um estilo de vida saudável. Gosta de participar em ações de solidariedade e fez voluntariado durante um ano, num Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia. No futuro, gostaria de integrar um projeto que ajudasse a combater a fome no Mundo. Colaboradora do Stop Cancer Portugal desde abril de 2014. Usa o novo acordo ortográfico.  


  Sofia Costa, was born in Lisbon and lives in Leiria. Currently she is in 2nd year degree of Human Nutrition and Food Quality at Polytechnic Institute of Castelo Branco, Escola Superior Agrária (ESA). She enjoys outdoor activities and to have a healthy lifestyle. She likes to participate in actions of solidarity and had already done voluntary work, during a year in a nursery home health at Santa Casa da Misericórdia. In the future, she would like to join into a project to help fight hunger in the world. Collaborates with Stop Cancer Portugal since april 2014.