Uma bexiga saudável dá um contributo fundamental para a saúde geral. Promover o bom funcionamento da bexiga é uma tarefa que só a si lhe pertence, adotando alguns comportamentos simples. Depois transforme-os em hábitos diários.
Promover a saúde da bexiga é:
- Beber uma quantidade adequada de líquidos: 25-30 ml/kg por dia.
- Introduzir o hábito de esvaziar a bexiga a cada 3 a 4 horas: vá mais vezes à casa de banho, pelo menos 4 a 6 vezes por dia.
- Adotar uma posição relaxada durante a micção e dar tempo para que a bexiga se esvazie.
- Praticar técnicas de treino da musculatura do pavimento pélvico.
- Não fumar, fazer uma alimentação saudável rica em fruta e vegetais para prevenir a obstipação e o excesso de peso. Ser fumador, sofrer de obstipação e de obesidade põe em risco a saúde da bexiga.
Em circunstâncias normais, quando a bexiga avisa ser o momento conveniente para aliviar a carga urinária, a decisão de interromper o que está a fazer para se dirigir a uma casa de banho e ir urinar depende exclusivamente de cada um. No entanto, há fatores ambientais que condicionam negativamente as idas à casa de banho, em particular os ambientes de trabalho e as escolas. É preciso haver disponíveis instalações sanitárias adequadas, limpas e seguras. Além do mais, nas escolas, por vezes as instalações sanitárias não asseguram privacidade. É na infância que o hábito saudável de esvaziar a bexiga deve ser adquirido para não afetar a saúde da bexiga na idade adulta.
Prevenir as disfunções da bexiga mais frequentes (a bexiga hiperativa, a urgência miccional, a incontinência urinária) pode fazer-se também através da compreensão da anatomia e fisiologia do sistema urinário e do funcionamento da bexiga. A bexiga está preparada para aguentar alguma pressão mas não a pressione demais.
Fique com o vídeo educativo de Heba Shaheed. É uma pequena lição sobre a bexiga, o sistema urinário e porque não é saudável resistir quando a bexiga avisa.
[fonte] Referências: Lukacz, E. S., Sampselle, C., Gray, M., Macdiarmid, S., Rosenberg, M., Ellsworth, P., & Palmer, M. H. (2011). A healthy bladder: a consensus statement. International journal of clinical practice, 65(10), 1026-1036. [/fonte]