Yoga Restaurativo – Ou como aliviar o stress

O yoga restaurativo, quando praticado diariamente, permite regular e ajudar nos efeitos do stress crónico. Reservar tempo todos os dias para relaxar e se revigorar é essencial para uma melhor qualidade de vida.

A relação stress-doença, tornou-se numa preocupação da medicina, que abrange todos os ramos e especialidades médicas. Os efeitos do stress atingiram níveis que podemos considerar epidémicos.

O stress manifesta-se em vários aspetos da vida quotidiana: relação amorosa, novo emprego, mudança de cidade, nascimento de um filho, etc. Pode levar a estados de irritabilidade, perda da qualidade de sono, tensão muscular, dores de costas, enxaquecas, entre outras.

O stress provoca sempre uma resposta fisiológica.

No ensino do yoga o mais importante é a forma como nos vemos a nós mesmos e a forma como aceitamos os desafios que vão surgindo. Com a prática do yoga procura-se aumentar os níveis de autoconfiança, aceitação daquilo que há, saber viver o momento presente, sem a ansiedade do futuro e uma auto aprovação sobre os acontecimentos do passado.

O melhor antídoto para o stress é o relaxamento. Relaxar é descansar profundamente. Relaxar é diferente de dormir. Relaxar é manter o corpo imóvel, ausência de qualquer tipo de esforço e procurar manter a mente tranquila, sem pensamentos recorrentes, procurando que a mente apenas sinta a tranquilidade do corpo, com um ambiente acolhedor que é criado para se realizar a prática de yoga, a calma e a profundidade da respiração.

A prática do yoga restaurativo alivia os efeitos do stress crónico de várias formas.

  • Usando apoios (mantas, almofadas, cintos) e através de uma sequência de posturas, consegue-se estimular a coluna vertebral, movendo-a em todas as direções, garantindo a sua total mobilidade. Uma coluna saudável promove o bem-estar físico.
  • O yoga restaurativo apoia-se em posturas de flexão atrás, flexão à frente, leves torções praticadas sempre para o lado direito e esquerdo e posturas invertidas.

O yoga restaurativo é uma prática de yoga que podemos chamar de relaxamento ativo. Para pessoas muito stressadas, é um trabalho árduo e difícil de alcançar, ficar quieto e escutar o corpo é uma tarefa quase impossível para quem vive rodeado de ruído. Saber escutar o silêncio é uma ferramenta poderosa, para manter o equilíbrio psicológico, mental e físico.

Não escute o ruído, escute-se a si e aprecie a maior beleza que existe no mundo, a sua beleza genuína e única.

Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “Light on yoga” B.K.S. Iyengar; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009); “Relax and Renew”, Judith Hanson, Ph, D., P.T, Rodmell Press, Berkeley, California, 2011. Fonte da imagem:http://www.sudakayoga.com/es/yoga-yin

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.