Nova Rubrica “Notas de Euston”

Apresentação "Notas de Euston"O ano de 2014 será um ano importante para o Stop Cancer Portugal.

Algumas novidades estão a ser preparadas e serão apresentadas a curto prazo. Uma delas é já divulgada neste post: uma nova rubrica mensal batizada por “Notas de Euston“.

A ideia nasceu a partir da imigração de dois dos colaboradores do Stop Cancer Portugal para Terras de Sua Majestade. Uma ilha soberana com uma história própria, hábitos e estilos de vida diferentes, com regras e costumes únicos.

As “Notas de Euston” serão datilografas por dois enfermeiros, e colaboradores desde o início, Mónica Castro e Miguel Oliveira. Ambos exerceram a profissão em Portugal na área da oncologia, mas continuam a vestir a camisola desta especialidade em Inglaterra.

Este será um espaço de divulgação, reflexão sobre tudo o que esteja relacionado com a oncologia, os estilos de vida, os hábitos alimentares e não escapará algumas comparações entre a realidade vivida na ilha inglesa e as terras lusitanas sempre que se considerar pertinente, mas não sendo este o foco principal.

Nenhum ser humano é inócuo, perfeito. As nações são compostas por pessoas sendo, por isso, o espelho das mesmas. Isto para realçar que, como em qualquer lugar, existirão aspetos positivos e negativos. Se conseguirmos percebê-los e ajustá-los à nossa própria realidade, todos nós ganharemos!

O impacto com este novo mundo causa estranheza, por vezes incompreensão, estupefacção e admiração. Tudo é possível! Siga-nos todos os meses e venha perceber e acompanhar a nossa aventura britânica!

Miguel Oliveira, natural de Braga, licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian – Universidade do Minho (2007), com passagem por Itália na área oncológica ao abrigo do programa de intercâmbio Europeu ERASMUS. Formador com CAP (2008), Pós-Graduado em Neuropsicologia de Intervenção pelo CRIAP/Associação Portuguesa de Neuropsicologia (2010). Colaborou no IEFP como formador. Iniciou a atividade de enfermagem em 2008 num hospital oncológico em Portugal, atualmente exerce a profissão no Reino Unido. Colaborou em vários projetos relacionados com a prevenção primária e apoio a doentes com cancro colo-rectal e seus familiares (Europacolon Portugal). Membro ativo na Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, atualmente colaborador no Workgroup Dor. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.     Miguel Oliveira, born in Braga, Portugal, completed the Nursing License Degree at Calouste Gulbenkian Superior Nursing School, University of Minho (2007), with oncology experience in Italy under the European student exchange program ERASMUS. Former certified by IEFP (2008), completed the Post-Graduate Degree in Neuropsychology Intervention at CRIAP/ Portuguese Society of Neuropsychology (2010). Collaborated with IEFP as a former. Started as a Nurse Staff in 2008 in a cancer hospital in Portugal, at the moment is a Registered Nurse working in the UK. Collaborated in several projects dedicated to cancer primary prevention and support to colorectal cancer patients and its family (Europacolon Portugal). Active member of the Portuguese Association of Oncology Nursing, at the moment collaborates with the Pain Workgroup.