O que é o yoga?

yogaNova colaboração de Alexandra Pereira, professora de yoga, certificada pela “Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda” (Espanha 2000)

Existem muitas teorias e ideias pré-concebidas sobre o que é o yoga e quais os seus benefícios. Espero que a minha colaboração frequente neste espaço ajude a clarificar essas dúvidas.

O que é o yoga? Como funciona? Porque deve ser praticado? Eis algumas respostas:

O yoga deve e pode ser praticado por todos, independentemente da idade, ou da condição física. Embora deva ser praticado em grupo, é uma prática individual, ou seja, cada individuo apenas deve fazer o que o seu corpo lhe permite. A prática do yoga pressupõe antes de tudo o respeito e aceitação daquilo que se é.

O yoga aumenta a flexibilidade. Na prática do yoga o aluno sente que os músculos se alongam e o corpo torna-se mais flexível e sem tensões. Um bom exemplo é: a dor de costas pode ser devido à rigidez dos músculos isquiotibiais (localizam-se na parte posterior das coxas), o que provoca a ausência de curvatura ao longo da coluna vertebral, sobretudo na zona lombar.

O yoga fortalece os músculos. A prática de asanas (posturas) fortalece-se os músculos, equilibrando-se tonicidade e flexibilidade. Também melhora o equilíbrio; é incrementado não só pela prática de posturas de equilíbrio e desenvolve também a concentração. Quando se trabalha a lateralidade do corpo, estimula-se o equilíbrio.

O yoga reforça o sistema imunitário. Um estudo realizado pelos pesquisadores Kabat-Zinn e Richard Davidson, com um grupo de trabalhadores, verificou haver um maior nível de anticorpos contra o vírus da gripe no grupo que praticava yoga e meditação, que no grupo de controlo.

O yoga melhora a função pulmonar. Está provado que a prática do yoga permite melhorar a capacidade vital na função respiratória (o volume de ar que se consegue respirar), o que explica o sucesso das técnicas respiratórias do yoga em doentes asmáticos.

O yoga ajuda a respirar mais lenta e profundamente. Quanto mais lenta é a respiração mais se acalma o sistema nervoso. Em 1998, foi publicado na revista The Lancet, um estudo sobre doentes com problemas respiratórios por doença cardíaca congestiva (êxtase pulmonar). Utilizando a técnica de respiração completa, transporta-se mais oxigénio aos alvéolos, contribuindo para uma melhoria significativa da capacidade respiratória.

Saiba como pode o yoga ajudá-lo a encontrar bem-estar.

Referências: Livro, “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.