Amêndoa: dura por fora mas rica por dentro

amêndoaCasca dura, dupla casca, casca mole, pele fina e comestível, tudo isto pode existir na biodiversidade dos frutos.

Há frutos tão ricos que a própria Natureza se encarregou de disponibilizar o invólucro adequado para proteger tanta riqueza e ao longo do ano. É o que acontece com a amêndoa.

A amêndoa é um fruto de Setembro, oleaginoso e, como o nome indica, rico em óleo monoinsaturado, o ómega 9 (50%). Mas também é rico em proteínas (20%) e em diversas vitaminas, destacando-se aqui a vitamina E ou α-tocoferol, com 24 mg por 100 gramas. É, assim, um excelente alimento para a pele, é benéfica para o sistema nervoso e ainda ajuda a controlar o nível sanguíneo do colesterol. Sendo também rica em zinco, estimula a imunidade e acelera a cicatrização das feridas (maturação das células T).

É na pele da amêndoa, escura, que está concentrada a sua colecção de fitoquímicos. Os estudos indicam a presença de compostos da classe dos flavonóides, entre eles as antocianidinas (catequinas – 184mg/100g), as flavonas (luteolina) e os flavonóis (kaempferol), e da classe dos fitosteróis (187 mg/100 gramas).

Estes compostos bioativos, para além de possuírem capacidade de abrandar a patogénese das doenças crónicas, têm atividade antioxidante e anti-inflamatória, são capazes de promover a desintoxicação, a proliferação celular e diminuir os níveis séricos de LDL-colesterol. Todas estas ações resultam dum trabalho em sinergia com os outros componentes que estão presentes na amêndoa como é o caso das vitaminas, dos minerais, dos monoinsaturados, das proteínas e das fibras.

A maioria das mulheres, e agora também os homens, preocupam-se em usar um bom cosmético para cuidar e hidratar externamente a pele e, verdade seja dita, fazem muito bem! No entanto, agir internamente, através de uma alimentação cuidada é imprescindível. A camada externa da pele, em descamação contínua, está sempre em constante substituição por uma nova camada de células, novinhas em folha, que se formam e crescem de dentro para fora do organismo. Por isso, ao comer amêndoas com frequência, um punhado delas, junta todos os nutrientes que o organismo precisa para uma pele jovem, mas também para uma melhor defesa contra doenças.

Referências: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2013. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. Nutrient Data Laboratory Home Page, http://www.ars.usda.gov/ba/bhnrc/ndl; USDA  Database  for  the  Flavonoid  Content  of  Selected Foods; Milbury PE, Chen CY, Dolnikowski GG, Blumberg JB. Determination of flavonoids and phenolics and their distribution in almonds. J Agric Food Chem. 2006 12; 54:5027-33.

Reedição do texto publicado a 10.09.2010 em: http://stopcancerportugal.com/2010/09/10/dura-por-fora-mas-rica-por-dentro/

 

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.