Figo Maduro
Passar férias no Algarve é sinónimo de, no final do almoço ou do jantar, poder deliciar-se com um morgado de figo ou um queijo de figo. São doces irresistíveis e personagens principais na doçaria algarvia depois de 500 anos de influências árabes. O seu ingrediente principal é o figo que, quando apanhado fresco, tem o período de vida mais curto de todas as frutas: uma vez colhido não dura mais de 7 dias. Por isso, a colheita do figo é, na sua maioria, feita quando já se encontra seco. Mas, o figo fresco é naturalmente doce por possuir dois açúcares simples – glucose e frutose, rodeados por outras substâncias nutricionalmente famosas e valiosas: as fibras (mucina e pectina), as vitaminas (A, B1, B2, B5, B6 e C) e ainda alberga potássio, manganésio, cobre, magnésio, ferro, sendo também uma das fontes vegetais mais ricas em cálcio (cerca de 35 mg/100 gramas).
Dois figos pesam cerca de 100 gramas, que correspondem a 74 calorias, uma boa escolha para os lanches das próximas tardes. Apresse-se! Sim, em Setembro estão murchos e prontos para secar.
Encontra-se nos figos frescos uma colecção de fitoquímicos muito diversificada, de acordo com a espécie e consequente coloração (preta, vermelha, amarela e verde) que os figos adoptam e que estão distribuídos pela pele e polpa.
Os escassos estudos sobre a composição bioquímica dos figos mostram que existem compostos fenólicos na pele dos figos: rutina, na pele dos figos de tonalidade escura e cianidina (uma das antocianinas), na polpa dos figos verdes e na pele e polpa dos figos pretos.
A cianidina, na natureza, está ligada a uma molécula de açúcar que forma a cianidina 3-O-glucosídeo, o que facilita a sua absorção plasmática, como acontece no figo. Conhecem-se os seus efeitos anti-inflamatórios, anti-obesidade, anti-diabéticos e vaso-protectores, para além da actividade anticarcinogénica já demonstrada por inúmeros estudos in vivo e in vitro.
A cianidina pode reduzir o risco de leucemia, cancro do pulmão, cólon, pele e próstata, por induzir a apoptose, inibir o crescimento e a proliferação das células cancerosas.
Também foram detectados dois tipos de carotenóides: β-caroteno e luteína.
As variedades de coloração mais escura têm um conteúdo maior de fitoquímicos, relativamente às variedades mais claras, e a pele do figo exibe maiores níveis destes compostos comparativamente à polpa.
Lave com cuidado o figo e coma tudo: a pele e a polpa.
Depois desta colecção de Verão proporcionada pela Natureza tem a apresentação da colecção Outono/Inverno apenas com um toque humano, o figo seco.
Referências bibliográficas: http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf060497h; http://eprints.uniss.it/1556/
20, Agosto, 2010 @ 23:54
Parece que vou ter que fazer um esforço e provar um FIGO! Eu pertenço ao grupo de pessoas que primeiro utilizo o olfacto, depois a visão, o tacto e só no fim é que utlizo o paladar! Depois deste artigo vou mesmo provar…Parabéns pela informação.
22, Agosto, 2010 @ 0:02
Como existem muitas variedades de figos também existem muitos sabores. Não desista à primeira.
Para mim, os favoritos são os escuros, lavados com casca. São muito doces e macios.
20, Outubro, 2010 @ 18:45
Q boa notícia =)
Adoro figos principalmente os secos!
Alcachofra: um coração poderoso » Stop Cancer Portugal
6, Maio, 2011 @ 9:19
[…] clorogénico, naringenina, uma flavanona, dois flavonóides – a apigenina e a luteolina, e a cianidina , uma […]
30, Julho, 2013 @ 19:47
ola sou produtora de figo moro em valinhos na area rural gostaria de saber se tem receita doce ramy e compota ok pois tenho muito desperdiço da fruta pois quando muito madura nao pode ir pro mercado tenho que descartar
Figo: maduro em agosto, seco a seu gosto! » Stop Cancer Portugal
23, Agosto, 2013 @ 9:30
[…] Reedição do texto publicado a 13.08.2010 em:http://www.stopcancerportugal.com/2010/08/13/figo-maduro/ […]
Amêndoa: dura por fora mas rica por dentro » Stop Cancer Portugal
8, Setembro, 2013 @ 18:34
[…] […]