Cheios de tretas!

Levamos o ano inteiro a ler jornais e a ver televisão, acreditando que a informação que nos chega sobre temas de ciência da saúde, divulgada por jornalistas, apresentadores que nos conquistaram a simpatia e carimbada por supostos “peritos”, é verdadeira.

Mas, o que acontece é que diariamente somos sujeitos a afirmações que são ciladas, prometendo curas milagrosas. Recorre-se à técnica do exagero, ocultam-se e confundem-se evidências que dão origem a explicações falaciosas e distorcem-se provas para servir fins privados ou com propósitos comerciais.

Como é possível serem ditos e repetidos tantos disparates e extravagâncias em nome da ciência? Que media são estes que preferem divulgar assim e não usar a verdadeira ciência?

Ben Goldacre é médico e investigador. Ele é também o autor do livro «A Ciência da Treta» que, de forma clara, explica como funciona a falsa ciência.

Veja o que Ben Goldacre diz no vídeo. Fique alerta! Não vá em cantigas!

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.