Voltar a casa depois das férias, com influências dos hábitos e costumes da região onde se esteve, acontece a todos.
E a gastronomia é o elemento tangível da cultura de um país ou província que mais perdura na memória; acontece que pode mesmo ficar para sempre e associada a dias relaxantes e descontraídos, como preferencialmente devem ser, esses dias de férias cobiçados e rigorosamente contados por todos.
Um bom exemplo disso é o allioli.
Allioli é a designação, em versão catalã, de um molho tão simples quanto saudável. Feito à base de muito alho, uma quantidade suficiente de azeite e uma pitada de sal marinho, recorre-se a um almofariz e um pilão acompanhado por uma dose de 2 minutos de paciência.
Esta forma de combinar o alho e o azeite pode ser muito útil para melhor apreciar alguns tipos de carnes e peixes grelhados, até mesmo legumes grelhados, o que pode ser mais uma alternativa para inserir mais vegetais na alimentação.
Depois da primeira tentativa com allioli adapte ao seu gosto e da sua família a quantidade mais adequada de dentes de alho.
Misturar alho ao azeite é um clássico das culturas gastronómicas do mediterrâneo e, cada qual, à sua maneira, dá um contributo para que prevaleça a tradição da dieta mediterrânea, proporcionando também benefícios nutricionais associados a estes alimentos, hoje comprovados cientificamente na redução do risco de cancro e das doenças cardiovasculares.
A atividade anticancerígena do azeite e do alho foram temas já abordados neste espaço em rubricas separadas, mas é sempre bom lembrar as suas qualidades terapêuticas e a sinergia nutricional que é possível obter para a prevenção das principais doenças crónicas que afetam globalmente a raça humana.
Vamos experimentar?
Comece por aqui, veja como se faz.
[fonte] Fonte de Informação: www.stopcancerportugal.com [/fonte]