No Verão onde há festa, há melão!

melãoQuando se ouve a palavra festa, são muitas as mentes a fazer uma associação imediata com comportamentos eufóricos, exageros e excessos alimentares onde é costume predominar as gorduras, tão apreciadas por uns, e os doces, tão apreciados por outros!

Acontece também que, por estas alturas, quando há festa, a família e os amigos reúnem-se, e no fim da refeição temos melão. Cá está um exemplo de uma festa que acaba bem, que pode fazer bem, onde a fruta está presente e é desejada. Até as crianças dizem sim quando se lhes oferece uma talhada de melão. Este fruto contém uma grande quantidade de água, responsável pelo seu sabor refrescante e pelo seu baixo conteúdo energético (100 gramas, 34 calorias só!) e uma boa quantidade de vitamina C.

O melão pertence a uma família multicolor, onde também se incluem as variedades de meloa. A sua polpa pode ir de um tom vermelho, passando pelo laranja e pelo verde, mesmo até branco. As diferentes cores indicam a maior ou menor presença de pigmentos, também designados de fitoquímicos. Neste fruto é o β-caroteno o principal.

melão
Variedades

As variedades de tom alaranjado, como a Cantaloupe é um dos exemplos, devem a sua cor ao excelente conteúdo em β-caroteno (2020 mcg/100 gramas). Os parentes mais pálidos ou da variedade Honeydew, são pobres nesta substância.

O β-caroteno tem sido alvo de inúmeras pesquisas e estudos epidemiológicos devido à sua capacidade antioxidante e, enquanto agente anticancerígeno, parece estimular a comunicação celular, o que pode prevenir a formação de lesões cancerígenas e também pode ajudar na remoção de células pré-cancerosas. São já vários os estudos a observar um efeito protector do β-caroteno proveniente da alimentação rica em frutas e vegetais no carcinoma do pulmão e no hepatocarcinoma.

Antes que o Verão acabe, faça mais festas colorindo-as com tons alaranjados, servindo a meloa ou o melão no final da refeição.

Referências bibliográficas: USDA National Nutrient Database for Standard Reference Release 18, 2005; Mueller L, Boehm V. Antioxidant activity of β-carotene compounds in different in vitro assays. Molecules. 2011 Jan 25;16(2):1055-69.; Glauert, H.P.; Calfee-Mason, K.; Stemm, D.N.; Tharappel, J.C.; Spear, B.T. Dietary antioxidants in the prevention of hepatocarcinogenesis: A review. Mol. Nutr. Food Res. 2010, 54, 875-896.; Cranganu,  A.;  Camporeale,  J.  Nutrition  aspects  of  lung  cancer.  Nutr.  Clin.  Pract.  2009,  24,  688-700.

 

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.