No Verão onde há festa, há melão!

Share on Facebook116Share on Google+0Tweet about this on Twitter0

melãoQuando se ouve a palavra festa, são muitas as mentes a fazer uma associação imediata com comportamentos eufóricos, exageros e excessos alimentares onde é costume predominar as gorduras, tão apreciadas por uns, e os doces, tão apreciados por outros!

Acontece também que, por estas alturas, quando há festa, a família e os amigos reúnem-se, e no fim da refeição temos melão. Cá está um exemplo de uma festa que acaba bem, que pode fazer bem, onde a fruta está presente e é desejada. Até as crianças dizem sim quando se lhes oferece uma talhada de melão. Este fruto contém uma grande quantidade de água, responsável pelo seu sabor refrescante e pelo seu baixo conteúdo energético (100 gramas, 34 calorias só!) e uma boa quantidade de vitamina C.

O melão pertence a uma família multicolor, onde também se incluem as variedades de meloa. A sua polpa pode ir de um tom vermelho, passando pelo laranja e pelo verde, mesmo até branco. As diferentes cores indicam a maior ou menor presença de pigmentos, também designados de fitoquímicos. Neste fruto é o β-caroteno o principal.

melão
Variedades

As variedades de tom alaranjado, como a Cantaloupe é um dos exemplos, devem a sua cor ao excelente conteúdo em β-caroteno (2020 mcg/100 gramas). Os parentes mais pálidos ou da variedade Honeydew, são pobres nesta substância.

O β-caroteno tem sido alvo de inúmeras pesquisas e estudos epidemiológicos devido à sua capacidade antioxidante e, enquanto agente anticancerígeno, parece estimular a comunicação celular, o que pode prevenir a formação de lesões cancerígenas e também pode ajudar na remoção de células pré-cancerosas. São já vários os estudos a observar um efeito protector do β-caroteno proveniente da alimentação rica em frutas e vegetais no carcinoma do pulmão e no hepatocarcinoma.

Antes que o Verão acabe, faça mais festas colorindo-as com tons alaranjados, servindo a meloa ou o melão no final da refeição.

Referências bibliográficas: USDA National Nutrient Database for Standard Reference Release 18, 2005; Mueller L, Boehm V. Antioxidant activity of β-carotene compounds in different in vitro assays. Molecules. 2011 Jan 25;16(2):1055-69.; Glauert, H.P.; Calfee-Mason, K.; Stemm, D.N.; Tharappel, J.C.; Spear, B.T. Dietary antioxidants in the prevention of hepatocarcinogenesis: A review. Mol. Nutr. Food Res. 2010, 54, 875-896.; Cranganu,  A.;  Camporeale,  J.  Nutrition  aspects  of  lung  cancer.  Nutr.  Clin.  Pract.  2009,  24,  688-700.

 

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.