Arte-terapia

Arte-terapiaA arte-terapia é uma das terapias complementares usadas para aliviar os sintomas do cancro. É uma intervenção clínica baseada no princípio de  que o processo  envolvido na criação de arte é um reforço para a cura.

É usada para ajudar os doentes e o seus familiares a aumentar a consciência de si mesmos, a lidar com os sintomas e a adaptarem-se a situações stressantes e traumáticas. Um dos objectivos da terapia é usar o processo criativo para permitir a consciência e a expressão das emoções mais profundas do indivíduo. Para pessoas com cancro, as emoções poderão ser sobre a doença, hospitalização, relacionamentos, ou outras preocupações. É  o uso da arte em si mesma que fornece o veículo de expressão, auxiliado pelo movimento artístico dos materiais, porque, muitas vezes, o significado das emoções não é articulado com o uso da comunicação verbal.

A arte-terapia é preferencial para doentes que  se sintam desconfortáveis com outro tipo de psicoterapia convencional ou que tenham dificuldades verbais em  se expressar.

O resultado de investigações demonstrou  que a arte-terapia pode ajudar os doentes a lidarem melhor com a doença, a aumentar a auto-estima e o sentido de controlo. Isso mesmo foi testado em sobreviventes que criaram e expuseram obras de arte.

A arte- terapia pode ser mais uma terapia complementar a  que os doentes podem recorrer para aumentar o conforto sem efeitos adversos.

Fonte: Nainis, N., J. Paice, et al. (2006). “Relieving Symptoms in Cancer: Innovative Use of Art Therapy.” Journal of Pain and Symptom Management 31 (2): 162-169.

Doutorado pela Universidade Autónoma de Barcelona. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Vários artigos publicados na área de Psico-oncologia. Tem interesse pelo estudo do comportamento humano, especialmente nas áreas das emoções positivas, nas estratégias para lidar com a doença e na qualidade de vida dos doentes e familiares/cuidadores. Coordenador e Psicólogo no SENTISER - Centro de Psicologia e desenvolvimento pessoal.