A arte-terapia é uma das terapias complementares usadas para aliviar os sintomas do cancro. É uma intervenção clínica baseada no princípio de que o processo envolvido na criação de arte é um reforço para a cura.
É usada para ajudar os doentes e o seus familiares a aumentar a consciência de si mesmos, a lidar com os sintomas e a adaptarem-se a situações stressantes e traumáticas. Um dos objectivos da terapia é usar o processo criativo para permitir a consciência e a expressão das emoções mais profundas do indivíduo. Para pessoas com cancro, as emoções poderão ser sobre a doença, hospitalização, relacionamentos, ou outras preocupações. É o uso da arte em si mesma que fornece o veículo de expressão, auxiliado pelo movimento artístico dos materiais, porque, muitas vezes, o significado das emoções não é articulado com o uso da comunicação verbal.
A arte-terapia é preferencial para doentes que se sintam desconfortáveis com outro tipo de psicoterapia convencional ou que tenham dificuldades verbais em se expressar.
O resultado de investigações demonstrou que a arte-terapia pode ajudar os doentes a lidarem melhor com a doença, a aumentar a auto-estima e o sentido de controlo. Isso mesmo foi testado em sobreviventes que criaram e expuseram obras de arte.
A arte- terapia pode ser mais uma terapia complementar a que os doentes podem recorrer para aumentar o conforto sem efeitos adversos.
[fonte]Fonte: Nainis, N., J. Paice, et al. (2006). “Relieving Symptoms in Cancer: Innovative Use of Art Therapy.” Journal of Pain and Symptom Management 31 (2): 162-169.[/fonte]