Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Cancro do testículo: auto-exame testicular

O cancro do testículo, como já foi referido no meu post anterior, afecta uma baixa percentagem de homens, mas é, ao mesmo tempo, uma importante causa de mortalidade na faixa etária dos 15 aos 35 anos. Quando detectado a tempo, a probabilidade de cura é de cerca 90%.

O auto-exame testicular, ou seja, a inspecção e palpação do testículo e escroto (bolsa que contêm os testículos) permite a detecção precoce deste cancro. O Dr. Jorge da Silva, urologista do IPO de Lisboa, explica no vídeo que se segue a importância do auto-exame testicular.

 

Este auto-exame deve ser realizado a partir dos 15 anos, mensalmente, depois do banho com água quente ou morna. O calor vai permitir que o escroto relaxe, facilitando a detecção de:

(I) alteração de tamanho ou de peso dos testículos (é normal que um seja um pouco maior que o outro); (II) presença de massa ou nódulo duro no testículo (não confundir com o epidídimo, um canal que se encontra na região superior e posterior do testículo); (III) líquido no interior do escroto; (IV) dor ou desconforto na virilha, escroto e testículo.

Esta técnica é composta por 3 etapas:

  1. Em frente ao espelho, com uma mão levante o pénis e procure por alterações de textura ou cor na pele;
  2. Com as duas mãos, segure cada testículo e localize o epidídimo, para não o confundir com nódulos;
  3. Faça rolar cada testículo, com suavidade, com os dedos médio, indicador e polegar. Procure pelas alterações referidas acima.

Se durante este auto-exame detectar alguma alteração, procure o seu médico para avaliação.

[fonte]Referências bibliográficas:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=138; http://www.summitmedicalgroup.com/library/adult_health/testicular_self_exam/[/fonte]

A prática de exercício físico após diagnóstico de cancro é fundamental na gestão dos sintomas provocados pelos tratamentos. Saiba mais.
“E se o cancro voltar? E se piorar?” Neste texto exploramos alguns contributos da investigação sobre o medo da recidiva.
Como funciona a quimioterapia? Veja um pequeno vídeo educativo com a explicação do médico oncologista Hyunsoo Joshua para o canal TED-Ed.
Qual o impacto do animal de estimação na vivência do cancro? Neste texto expomos alguns benefícios e desafios.