Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

You only have one life…so live it well

1º Post de nova colaboração no Stop Cancer Portugal.

O cancro é uma doença multifactorial tornando-se delicado a investigação da sua cura. Por outro lado, a detecção precoce e o tratamento adequado imediato levam ao prolongamento do tempo de vida. Quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de cura do cancro.

Existem vários factores que podem ser modelados para nos dar uma vida mais saudável, como mudar hábitos alimentares, não fumar e praticar exercício físico, mas existe um factor, também importante, e que não se pode mudar: a genética, e é neste ponto que a investigação em oncologia deposita todo o seu estudo, para conseguir entender os mecanismos que possam prevenir o cancro e conseguir encontrar uma maneira de o travar.

Todas as nossas pequenas descobertas podem levar a uma descoberta única e essencial… uma prevenção melhor e mais eficaz.

You only have one life…so live it well, é o meu conselho, só tem uma vida… então, viva-a bem.

Ana Pinto Correia
Contacte o autor por email

Licenciada em Bioquímica pela FCUP
Investigadora em Oncologia no IPO – Porto
Doutoranda em Farmacologia pela Faculdade de Farmácia da UP

A prática de exercício físico após diagnóstico de cancro é fundamental na gestão dos sintomas provocados pelos tratamentos. Saiba mais.
“E se o cancro voltar? E se piorar?” Neste texto exploramos alguns contributos da investigação sobre o medo da recidiva.
Como funciona a quimioterapia? Veja um pequeno vídeo educativo com a explicação do médico oncologista Hyunsoo Joshua para o canal TED-Ed.
Qual o impacto do animal de estimação na vivência do cancro? Neste texto expomos alguns benefícios e desafios.