Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

“Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”, foi a máxima que deu o mote à 1ª campanha de sensibilização para a prevenção do cancro do intestino da Europacolon Portugal, em Outubro de 2008.

Esta campanha decorreu na Estação do Metro da Trindade, no Porto, durante três dias e por lá passaram mais de 210.000 pessoas.

A concepção deste projecto resultou de uma dupla constituída pela Dra. Margarida Vieira, enquanto nutricionista e voluntária na Europacolon Portugal, e a PELE – Espaço de Contacto Social Cultural, que se encarregou da sua produção.

Cada dia foi dedicado a uma boa prática de hábitos saudáveis, a uma cor e a um grupo de sons musicais. No primeiro dia, o dia verde, a atenção foi para o consumo de frutas e vegetais. Os protagonistas foram as maçãs e as couves, e os instrumentos de sopro, o saxofone e o clarinete, foram os predominantes. No segundo dia, apelou-se ao consumo da água, a estação do metro ficou azul e os instrumentos de corda deram o som principal. O último dia foi dedicado ao movimento e à actividade física, marcado pela cor laranja e música de percussão.

Nesta acção participaram mais de 100 artistas e figurantes.

Um dos actores da PELE, João Correia, interagiu com muitas pessoas que passaram na estação, e dizia-lhes “ uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”.

É um facto que, se cada um de nós o fizer, é um passo para adoptar um estilo de vida saudável.


Há evidências que sugerem uma relação entre doenças cardíacas e perda auditiva, devido a alterações da hipertensão arterial. Saiba mais.
A surdez pode ter muitas causas e é importante saber quais as vias que podem contribuir para a prevenção da perda auditiva em adultos.
Reduzir o risco de cancro da próstata começa com uma importante medida de prevenção que pode ser adotada por si. Informe-se!
A prevenção da surdez na criança é imperiosa e quando inevitável, é importante atuar em tempo útil, com reabilitação auditiva. Saiba mais